Provas do Saeb começam a ser aplicadas nas escolas

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas nas escolas públicas e particulares do país. Cerca de seis milhões de estudantes devem responder às questões, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que serão aplicadas dessa segunda (08) até o próximo 10 de dezembro.

As provas do Saeb 2021 serão aplicadas para todos os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas que tenham pelo menos 10 matriculados na etapa de ensino. Eles responderão questões de língua portuguesa e matemática.

Amostras de crianças do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas também estão selecionadas para responder às provas, fazendo testes de português e matemática. Já amostras de alunos do 9º ano do ensino fundamental de colégios públicos responderão questões sobre ciências da natureza e ciências humanas.

A avaliação inclui, também, amostras de estudantes de escolas particulares de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, que participarão dos testes de português e matemática. No caso dos estudantes do 9º ano, alguns responderão sobre ciências humanas e ciências da natureza.

Nos dias de aplicações, as aulas serão suspensas para as turmas que participarem. Os testes do Saeb devem seguir até 10 de dezembro de 2021. Conforme o Inep, um aplicador do Saeb chegará ao colégio com 30 minutos de antecedência usando máscara de proteção à Covid-19.

Os resultados preliminares estarão disponíveis para diretores das escolas, no sistema on-line do Inep, até 190 dias após a aplicação dos testes. Com os resultados das avaliações, espera-se produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb), monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Provas do Saeb começam a ser aplicadas nas escolas