18 de abril de 2024

A próxima pandemia poderá ser mais letal, diz criadora da vacina AstraZeneca

A professora de vacinologia da universidade de Oxford, Sarah Gilbert, disse durante um evento que o mundo precisa se preparar melhor para enfrentar os próximos vírus e que as futuras pandemias podem ser ainda mais perigosas, com doenças mais contagiosas e letais.

Ela afirma que as lições aprendidas com a Covid-19 não devem ser descartadas para que o mundo esteja pronto para lidar com situações piores futuramente e que essa não será a última vez que um vírus ameaça a vida humana. Sarah é uma das criadoras da vacina AstraZeneca.

Reprodução: John Lawrence

Sarah também comentou sobre a nova variante, a Ômicron. Ela explica que o número de mutações na proteína spike pode significar uma queda na eficácia produzida pelas vacinas e nos anticorpos obtidos por aqueles que adoeceram, mas se recuperaram. Ela recomenda cautela até se descobrir mais sobre a nova cepa e demonstra preocupação pelo alto grau de transmissibilidade, dizendo ser preciso controlar seu avanço. A variante Ômicron tem se espalhado pela Europa, causando caos.

O coronavírus ceifou a vida de mais de 5,26 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Universidade John Hopkins. Além disso, causou prejuízo de trilhões de dólares na economia mundial e mudou o estilo de bilhões de pessoas. Um dos grandes problemas no combate a doença é a desigualdade na distribuição de vacinas.

Recentemente, a OMS definiu a variante como de alta preocupação e convocou uma reunião emergencial para tentar frear o avanço da doença. No Brasil, já há casos confirmados da nova cepa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost