Mais um perigo Ă vista. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) encontraram uma espĂ©cie de caracol indiano no Acre e em outros 10 estados brasileiros nas Ășltimas semanas.
Os estudos desenvolvidos pelos especialistas apontam que os moluscos terrestres podem ser vetores de Angiostrongylus spp, o verme causador da angiostrongilĂase e meningite eosinofilica em animais e humanos.
Antes de ser encontrado no Acre, sĂł havia registro em CubatĂŁo e Santos, no litoral de SĂŁo Paulo, e em MaringĂĄ e Matinhos, no ParanĂĄ.
âSurgiram registros fotogrĂĄficos em mais nove estados: Acre, Amazonas, ParĂĄ, EspĂrito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, GoiĂĄs, Santa Catarina e Minas Geraisâ, disse a coordenadora da pesquisa e mestre em biodiversidade, Larissa Teixeira.
A espécie é do tamanho da moeda de R$ 1 e tem håbitos noturnos. Sua concha é achatada e tem um chifre no final do pé. O caracol também oferece riscos a hortas e jardins.
Por precaução, os cientistas recomendam o uso de luvas ou sacolas plåsticas, durante o manuseio, a qualquer pessoa que se depare com um deles.
âO protocolo de combate Ă© essencial, uma vez que ele tĂȘm se mostrado de difĂcil contenção e resistente a boa parte dos mĂ©todos comuns. Estamos estudando algo que nĂŁo faça mal ao solo, jardins e fauna nativa, e que seja de fĂĄcil execuçãoâ, finalizou a pesquisadora.

