30.3 C
Rio Branco
14 janeiro 2022 11:46 am

Abóbora ‘gigante’ é colhida em propriedade no AC: “Três meses para ficar deste tamanho”

O jerimum, como é popularmente conhecido no Acre, mede quase 1,5m e pesa 20 quilogramas

POR RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Última atualização em 14/01/2022 11:46

Em termos científicos gerais, uma pessoa pode ser considerada “anã” se medir abaixo de 1,45 metros para homens e de 1,40 metros para mulheres. Para a botânica, portanto, uma leguminosa que meça tal estatura, definitivamente, não encaixaria nesta definição.

1 metro e 40 centímetros. Este foi o tamanho de uma abóbora plantada em uma propriedade rural do servidor José Ferreira, em Rio Branco. A princípio, pode parecer pequena, frente a tantas exoticidades registradas neste meio, mas para ela ficar dessa forma, foi preciso cultivá-la por três meses.

O servidor e dono da propriedade rural pretende comercializar as abóboras ‘gigantes’ no futuro. Foto: Arquivo pessoal.

Segundo o proprietário, o peso dela é equivalente a 20 quilogramas, o suficiente para consumir nas refeições das próximas semanas do mês de janeiro, no mínimo.

Com o resultado satisfatório dessa colheita, José pretende continuar cultivando os “jerimuns”, como são chamados no Acre, para comercializá-los, afinal, nada melhor que comer um legume orgânico e isento de agrotóxicos.

“Ela foi plantada em outubro, levou três meses para ficar desse tamanho. A priori, será para consumo, mas a ideia é produzir mais para a revenda”, complementou.

Abóboras (ou jerimuns) chamam atenção pelo tamanho. Foto: Arquivo pessoal.
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.