26 de abril de 2024

“Desde criança, eu sonhava ser médico”, relata Senamadureirense que hoje atua na Bahia

Nascido na zona rural de Sena Madureira, o médico Abraão Melo é a prova viva de que a Educação, uma vez levada a sério, muda a vida das pessoas. Desde criança, ele alimentava o sonho de ser médico e após anos de dedicação e persistência seu sonho transformou-se em realidade.

Abraão terminou o ensino médio em escola pública. Com o diploma em mãos, aguardava uma oportunidade para cursar medicina. “Desde criança eu tinha o sonho de ser médico, mas era algo que parecia fora de alcance devido a realidade que vivíamos em Sena Madureira. Surgiu a oportunidade de cursar na Bolívia à convite de amigos conterrâneos que já estavam lá. Como na época o dólar era barato e o custo de vida também, esse sonho se avivou. Minha mãe embarcou junto comigo nesse sonho e não hesitou um só momento. Foi a minha provedora, minha maior incentivadora. Vendi meu carro, juntei o pouco que tinha e fui para Santa Cruz de La Sierra”, relembrou.

O distanciamento da família e o idioma diferente do português foram alguns percalços que surgiram nos anos iniciais. “Morar e estudar em país com idioma e cultura diferentes, longe da família, foi uma realidade dura, muito difícil. Muitos colegas desistiram nos primeiros dois anos, mas essa nunca foi uma possibilidade pra mim. Para aprender Espanhol, lia livros, assistia programas legendados e andava muito com colegas bolivianos”, frisou.

Com mais esforço de sua parte, conseguiu ser aprovado em concurso público e atualmente Abraão trabalha no principal Hospital de Feira de Santana (BA), e no SAMU. Foto: cedida

Todas essas adversidades foram superadas com muita fé e dedicação, sendo que em 2012 o senamadureirense concluiu, com êxito, a faculdade de medicina. “Desde então, sai da Bahia e vim morar no Estado da Bahia. Aqui, acompanhava colegas já formados durante seus plantões para obter prática. Por questões burocráticas, recebi meus documentos em 2013 e fui aprovado no Revalida em 2015”, confirmou.

Com mais esforço de sua parte, conseguiu ser aprovado em concurso público e atualmente Abraão trabalha no principal Hospital de Feira de Santana (BA), e no SAMU. “Esse ano, completo 10 anos na Bahia. Se tornou meu Estado do coração. Moro na cidade de Feira de Santana e aqui sou concursado. Minha esposa é Baiana, minha filha também. O sonho de trabalhar no Acre, minha terra natal, ainda é vivo e quem sabe um dia o filho retorne à sua terra mãe”, disse ele.

Indagado sobre suas atividades na pandemia, o médico senamadureirense frisou: “A pandemia tem sido o pior momento da saúde pública brasileira. Estive na linha de frente desde o início como plantonista de emergência, UTI e unidades-covid. Foi difícil ver tantos pacientes, colegas e amigos perdendo a vida para essa doença. Por sorte, não contrai a covid, graças a medicina e a vacinação estamos vencendo a pandemia. Enfatizo a importância da vacinação. Ela salva vidas”.

Abraão Melo deixou, por fim, uma mensagem para os jovens que assim como ele sonham em vencer na vida através dos estudos: “Gostaria de dizer àqueles que ficam diante das adversidades. Nasci no seringal, há dias de barco do porto de Sena Madureira e horas de distância da margem do rio. Sou filho de uma professora e de um caçador, mas isso nunca foi obstáculo para deixar de estudar e buscar dias melhores. Tudo é possível, basta querer e ter persistência. Nunca desistam dos seus sonhos”, concluiu.

Antes de se mudar para a Bolívia e posteriormente para a Bolívia, Abraão morava no Bairro Cidade Nova, em Sena Madureira. Filho da professora Izaura Melo e do senhor Josias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost