20 de abril de 2024

Em Rio Branco, vacinação contra Covid-19 em crianças começa na segunda; veja como será

A Prefeitura Municipal de Rio Branco informou que vai iniciar a vacinação contra Covid-19 em crianças na próxima segunda-feira (17). Segundo a diretoria de Comunicação do município, a imunização começa em crianças a partir de 11 anos.

Uma coletiva de imprensa foi convocada para às 8h da segunda-feira na Unidade de Saúde da Família Maria Áurea Vilela, no bairro Cadeia Velha, com a presença do prefeito Tião Bocalom e a secretária de Saúde do município, Sheila Andrade, que informarão os detalhes do esquema para vacinação das crianças de 5 à 11 anos, como ordem de vacinação e locais.

A coletiva será o evento oficial de início da imunização deste público e a expectativa é que seja vacinada a primeira criança de Rio Branco.

O Acre recebeu na noite de sexta-feira (14) 7,2 mil doses da vacina Comirnaty (da Pfizer-BioNTech), autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em crianças entre 5 e 11 anos de idade. A distribuição está sendo feita aos municípios ao longo do final de semana para que todos iniciem na segunda. As equipes de saúde em todos os municípios já receberam o treinamento necessário para aplicação da vacina pediátrica.

Será necessário que os pais ou responsáveis pela criança assinem um Termo de Autorização no momento da aplicação, além de receber as informações referentes a possíveis reações da vacina. Ambos devem levar documento de identificação.

Para crianças com comorbidades é necessário levar o laudo de comprovação do quadro.

A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é imunizar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos com intervalo entre a primeira e a segunda dose de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Rio Branco disponibilizará cinco Unidades de Saúde da Família (USF) para vacinação:

USF Manoel Bezerra (Bairro Cidade do Povo)
USF Gentil Perdome Rocha (Bairro Esperança)
USF Dr. Mário Maia (Bairro 15)
USF Cadeia Velha
USF Vitória (Bairro Vitória, na regional do bairro São Francisco)

A ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério de Saúde, e que deve ser seguida no Acre, será:

1 – Crianças de 5 a 11 anos (em ordem decrescente de idade, ou seja, da mais velha para mais nova) com deficiência permanente ou com comorbidades;

2 – Crianças indígenas e quilombolas.

3 – Crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19,

4 – Crianças sem comorbidades, na seguinte ordem sugerida:

4.1 – Crianças entre 10 e 11 anos;

4.2 – Crianças entre 8 e 9 anos;

4.3 – Crianças entre 6 e 7 anos,

4.4 – Crianças com 5 anos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost