18 de abril de 2024

Enem para pessoas privadas de liberdade tem 527 inscritos no Acre

Ao todo, 470 apenados do Sistema Penitenciário do Acre e 57 jovens que cumprem medidas socioeducativas se inscreveram na edição do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2021, que acontecerá nas próprias unidades prisionais e socioeducativas do Acre, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

As inscrições e organização da aplicação das provas no Acre ficam sob a responsabilidade do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) e do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE-AC).

“A educação é uma forma de melhorar a conduta e reintegrar essas pessoas no meio social. Então, esse Enem contribui diretamente com esse processo de ressocialização”, pontuou o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.

Margarete da Frota Santos, chefe da Divisão  de Educação Prisional do Instituto, acredita que o Enem desperta essas pessoas para a reconstrução de suas histórias.

“Além da possibilidade de ingresso  na educação  de nível superior.  A participação  deles os coloca  em uma condição  de interação  com situações  que fogem da rotina do cárcere.  Alguns passam a reconhecer que têm competências e habilidades para reconstruir suas vidas e que investir em sua  educação  é um caminho”, destaca Margarete Santos.

Enem PPL

Para os maiores de 18 anos, as notas podem ser usadas no acesso ao ensino superior; para os menores, servem apenas como autoavaliação de conhecimentos gerais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do exame regular.

Durante a aplicação da prova, são respeitadas as normas de prevenção à Covid-19 (como uso de máscaras e distanciamento social).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost