29.3 C
Rio Branco
1 julho 2022 12:28 pm

Enem para pessoas privadas de liberdade tem 527 inscritos no Acre

POR SECOM

Última atualização em 01/01/2022 10:25

Ao todo, 470 apenados do Sistema Penitenciário do Acre e 57 jovens que cumprem medidas socioeducativas se inscreveram na edição do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2021, que acontecerá nas próprias unidades prisionais e socioeducativas do Acre, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

As inscrições e organização da aplicação das provas no Acre ficam sob a responsabilidade do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) e do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE-AC).

“A educação é uma forma de melhorar a conduta e reintegrar essas pessoas no meio social. Então, esse Enem contribui diretamente com esse processo de ressocialização”, pontuou o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.

Margarete da Frota Santos, chefe da Divisão  de Educação Prisional do Instituto, acredita que o Enem desperta essas pessoas para a reconstrução de suas histórias.

“Além da possibilidade de ingresso  na educação  de nível superior.  A participação  deles os coloca  em uma condição  de interação  com situações  que fogem da rotina do cárcere.  Alguns passam a reconhecer que têm competências e habilidades para reconstruir suas vidas e que investir em sua  educação  é um caminho”, destaca Margarete Santos.

Enem PPL

Para os maiores de 18 anos, as notas podem ser usadas no acesso ao ensino superior; para os menores, servem apenas como autoavaliação de conhecimentos gerais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do exame regular.

Durante a aplicação da prova, são respeitadas as normas de prevenção à Covid-19 (como uso de máscaras e distanciamento social).

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.097 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.