Ícone do site ContilNet Notícias

URGENTE: Mais de 50 casos da variante Ômicron são diagnosticados a menos de 500 km de Rio Branco

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

© Shutterstock

Embora a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) ainda não tenha registrado casos da variante ômicron no Acre, o Governo de Rondônia – unidade que fica a pouco menos de 500 km de Rio Branco, a capital – confirmou o diagnóstico de 50 pessoas infectadas com a mutação identificada pela primeira vez na África da Sul.

Os resultados foram divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que trabalhou nas análises em parceria com o Governo Estadual.

São pessoas que variam de 8 a 64 anos, sendo 31 mulheres, 18 homens e duas crianças de 8 e 10 anos.

Os casos estão distribuídos em vários municípios de Rondônia, como Porto Velho (30 infetados), Guajará-Mirim, Candeias, Jaru, Alta Floresta D’Oeste, Presidente Medice, Cerejeiras, Seringueiras e Vilhena.

As projeções atuais são de que o Brasil enfrente um revés na situação sanitária, com um aumento de casos e óbitos devido à Ômicron, que se apresenta como mais transmissível em relação às demais variantes.

A Sesacre disse à reportagem do ContilNet que está atenta e trabalhando vigilante na investigação de supostos casos no Acre.

Ainda em dezembro de 2021, quando poucas notificações da variante tinham surgido no país, o médico e imunologista acreano, Guilherme Pulici, disse que a mutação já poderia estar circulando pelo Estado.

Sair da versão mobile