“Pedimos paciência para os pais”, diz Bocalom sobre logística de vacinação contra Covid-19 em crianças

Em razão da logística diferenciada na vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 12 anos, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP) esclareceu que, por conta do público que se difere dos adultos, é preciso ter cautela e paciência dos pais que estão levando seus filhos para serem imunizados.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, e destacado também na Nota Técnica nº 03/2022, a criança e o responsável precisam ficar por, pelo menos, 20 minutos de repouso na sala de vacinação. Em decorrência disto, pode ser que haja lentidão no processo de imunização.

“Como a vacina é pouca, ainda não dá pra falar ‘vem todo mundo’, mas estamos muito felizes (com o início da campanha). Os pais precisam ter o entendimento de que estamos indo devagar. A criança vem, se vacina, e passa 20 minutos para depois poder sair. Não anda rápido como dos adultos. Pedimos paciência para os pais. Assim que o Ministério da Saúde for mandando, vamos continuar vacinando igual foi definido pela secretaria e por toda a equipe”, frisou.

Para Rio Branco, foram enviadas 2.860 doses, distribuídas em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), que podem ser conferidas logo abaixo. O método definido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é de vacinar em ordem decrescente de idade. Contudo, crianças que, porventura, venham a ter comorbidades e que apresentarem o laudo médico, também terão preferência na fila da vacinação, independentemente da idade.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, o Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI-AC) receberá na próxima terça-feira (18) mais um lote de imunizantes infantis, contendo pelo menos 7 mil doses. Como os frascos serão distribuídos entre os 22 municípios acreanos, ainda não se sabe ao certo a quantidade que ficará em Rio Branco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost