A PolĂcia Civil (PC) do ParanĂĄ procura uma mulher de 27 anos suspeita de fugir com o filho depois de armar, junto ao atual namorado, uma emboscada para matar o pai da criança. De acordo com a corporação, hĂĄ mandado de prisĂŁo preventiva decretado contra eles.
O crime aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba, onde JoĂŁo Philip Gonçalves Nunes, de 23 anos, foi espancado atĂ© a morte. Ao todo, seis pessoas sĂŁo suspeitas de participar do crime. AtĂ© a publicação desta reportagem, uma havia sido presa e duas identificadas, segundo a PolĂcia Civil.
De acordo com a polĂcia, a suspeita, Maria Eliza Moreira Marins, e o pai da criança tinham uma disputa judicial pela guarda do menino, de quatro anos.
A vĂtima foi atraĂda para o local onde morreu quando tentava buscar o filho em um endereço passado pela mulher, conforme a PC.
A corporação ainda afirmou que o homem tinha uma decisão favoråvel da Justiça para pegar a criança, mas acabou abordado por quatro homens encapuzados que o espancaram até a morte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/t/E/hDCzs1Rq2wHnVzVxevUw/whatsapp-image-2022-01-20-at-08.42.22.jpeg)
PolĂcia procura mĂŁe que fugiu com filho apĂłs armar emboscada para matar pai da criança no ParanĂĄ, diz delegado â Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS
Briga judicial pela guarda do filho
ApĂłs o fim do relacionamento entre a vĂtima e a mĂŁe da criança, que durou trĂȘs anos, o menino ficou morando com o pai em Santa Catarina enquanto a mulher se mudou para Curitiba junto ao novo companheiro, Francisco Domenny, de 22 anos.
Segundo a polĂcia, eles começaram a disputa pela guarda do filho, que foi deferida pela Justiça ao pai.
As investigaçÔes ainda apontaram, conforme a PC, que a mĂŁe e o atual companheiro foram atĂ© Blumenau (SC) em setembro do ano passado para visitar a criança, mas acabaram levando o menino embora, sem devolvĂȘ-lo e evitando qualquer contato com a vĂtima.
No dia 2 de dezembro, o pai mandou mensagem para a suspeita avisando que uma decisĂŁo judicial o dava o direto de buscar o menino. A mulher, entĂŁo, afirmou nĂŁo ter condição de levar o filho atĂ© o estado catarinense e pediu que ele fosse até Curitiba, segundo a polĂcia.
O crime
De acordo com o delegado Tiago Nobrega, JoĂŁo foi morto ao procurar um endereço passado pela mulher para buscar a criança. O delegado afirmou que o crime teve “requintes de crueldade” e a morte da vĂtima era planejada pelo casal.
Ainda conforme a polĂcia, a mĂŁe da criança chegou a espalhar pelo bairro que a vĂtima havia abusado sexualmente do menino. Exames comprovaram que nĂŁo houve abuso, segundo a PC, e o objetivo da mulher era instigar os moradores do local contra JoĂŁo.
No endereço indicado pela suspeita, a vĂtima foi levado por uma mulher atĂ© outro local, onde foi abordado e espancado por quatro pessoas encapuzadas. Ele nĂŁo resistiu aos ferimentos.
O corpo da vĂtima foi encontrado no dia 5 de dezembro em uma estrada rural da regiĂŁo.
Ainda conforme a polĂcia, um dos suspeitos de agredir JoĂŁo atĂ© a morte foi preso em 21 de janeiro. Ele tem 19 anos e deve responder por homicĂdio qualificado.
AlĂ©m dele, a PC identificou como autores do crime tambĂ©m a mĂŁe da criança e o atual namorado dela. Eles sĂŁo foragidos pelos crimes de homicĂdio qualificado e subtração de incapazes.
