Prefeitura e MPAC iniciam operação e mapeiam moradores de rua em situação de risco

Homens e mulheres em situação de rua em Rio Branco estão sendo retirados e internados compulsoriamente no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Trata-se de operações desencadeada pela Prefeitura de Rio Branco com o apoio do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) a fim de assistir essas pessoas que faz anos vivem em situação de abandono nas ruas de Rio Branco.

Os órgãos começaram também a mapear os locais onde essas pessoas costumam permanecer, além de procurar identifica-las e avaliar suas condições de saúde, física e mental.

Muitas dessas pessoas, pelo uso de abusivo de álcool e drogas, têm problemas mentais. Algumas delas inclusive já se envolveram em ocorrências policiais, sem que o poder público se envolvesse diretamente para tirá-las da situação de rua.

Os organizadores da atual operação não admitem, mas o trabalho que visa retirar essas pessoas das ruas começou a partir da morte de uma delas, talvez o mais famoso morador de rua do Acre, conhecido por “Nego Bau”, morto há 15 dias, depois de uma parada cardíaca. Espancado poor lavadores de carro, ele chegou a ser internado no Hospital de Base mas conseguiu fugir e só foi encontrado quando populares chamaram o Samu para socorrê-lo com o ataque cardíaco. Levado novamente ao hospital, ele não resistiu e morreu.

A morte de “Nego Bau” causou comoção na cidade, principalmente através das redes sociais, com muitas pessoas, incluindo autoridades, lamentando a morte do morador de rua. As atenções se votaram, portanto, para outro morador de rua tão conhecido como “Nego Bau”, o chamado “Pai Me Dá Um real”, cujo nome é Ivanildo barata da Silva. Internado alguns dias sem o uso de droga, ele apareceu no centro da cidade, onde vive, com roupas limpas, unhas e cabelos aparados e até passeou de jet sky no rio Acre, no final de semana, em companhia de um homem que proporcionou o passeio para o morador de rua.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost