25 de abril de 2024

PSDB aprova negociações para federação com o Cidadania

A Executiva Nacional do PSDB decidiu, nesta quinta-feira (27/1), por unanimidade, dar seguimento às discussões sobre a formação de uma federação partidária com o Cidadania.

Para que a união realmente seja efetivada, os tucanos adotaram um critério de garantir aos titulares das duas siglas, que estejam no comando de Executivos municipais, preferência nas escolhas regionais pela sucessão. Ou seja, a vaga para a disputa se manterá com quem já governa.

Essa é uma discussão que vem sendo adotada no sentido de eliminar obstáculos para a união, que deve durar, no mínimo, quatro anos, de acordo com a legislação aprovada no ano passado e que já vale para as eleições deste ano.

Além disso, a federação impõe aos partidos membros a união em torno de um único projeto político. Com isso, a expectativa é de que o pré-candidato do Cidadania, senador Alessandro Vieira, abra mão de sua candidatura em favor de João Doria, nome tucano ao Palácio do Planalto, caso a federação realmente se efetive.

O Cidadania depende da federação para que possa sobreviver, visto que não cumpriu a chamada cláusula de desempenho nas eleições passadas. Mesmo assim, dentro das negociações da terceira via, apresentou o nome de Vieira.

Na reunião desta quinta, ficou ainda decidido que o partido criará uma comissão para discutir detalhes do estatuto da federação, amadurecer as regras e avalia que conseguirá cumprir o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até maio, para solicitar a homologação da federação.

Leia mais em Metrópoles.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost