25 de maio de 2024

“Concursos serão atendidos”, afirma ministro Paulo Guedes

ministro da Economia, Paulo Guedes, falou na noite desta segunda-feira, 21, sobre os concursos federais 2022. De acordo com Guedes, as seleções serão atendidas.

“Os concursos serão atendidos. Parcimoniosamente, mas serão atendidos”, afirmou Paulo Guedes.

A declaração foi dada em entrevista ao Jornal Direto ao Ponto, da Jovem Pan. O titular da pasta econômica federal falou que há recursos para novos concursos públicos e que essas seleções estão em análise. Assista a seguir:

A análise com parcimônia, ou seja, de maneira econômica, acontecerá, segundo o ministro, levando em consideração as reais necessidades.

Paulo Guedes citou que o serviço público modernizou-se bastante nos último anos e que, atualmente, as necessidades são diferentes de épocas anteriores.

Ao pontuar prováveis autorizações, Paulo Guedes citou a Receita Federal e a chamada de aprovados da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Concurso Receita Federal tem aval previsto para março

Sobre a Receita Federal, as notícias dão conta de uma autorização em março.

A última reunião entre o secretário-geral da Receita Federal, Julio César, e o ministro Paulo Guedes, foi positiva. Na última sexta-feira, 18, a Administração do órgão levou informações sobre o encontro aos superintendentes e delegados.

Isso aconteceu por meio de uma videoconferência, logo após a reunião do dia 17 com o chefe da pasta econômica. Na ocasião, foram informadas as principais novidades e destacou-se que as expectativas em relação a um novo concurso público são positivas:

“Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal”, disse o secretário-geral da Receita.

No encontro com Guedes, o secretário saiu com uma previsão de aprovação e aval para o concurso Receita até o fim de março. A expectativa é que, neste prazo, a portaria autorizativa saia no Diário Oficial da União.

No encontro, Guedes solicitou um histórico do processo de autorização. Os secretários presentes informaram que o processo encontra-se pronto, ou seja, tem tudo para ser autorizado o quanto antes.

A Receita Federal teve um pedido com mais de 3 mil vagas. Mas, em 2021, foi publicado um novo ofício ao Ministério da Economia, que reajustou a demanda para 699 vagas, sendo elas:

  • 230 vagas para auditor-fiscal; e
  • 469 vagas para analista-tributário

Expectativa para autorização também para o INSS 

Outro concurso federal com grande expectativa de autorização é o do INSS. Isso porque autoridades ligadas ao órgão passaram previsões de que o edital do INSS sairá antes das Eleições.

Paulo Guedes não fez comentários sobre o concurso INSS. No entanto, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) vem reunindo-se com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar da pauta.

O INSS solicitou 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78

  • áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07

  • áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Orçamento tem previsão de 43.192 vagas

O presidente Jair Bolsonaro já sancionou a Lei Orçamentária Anual de 2022. O Orçamento 2022 traz previsão de 43.192 vagas para concursos federais 2022. Desse total, 4.263 são para criação e 38.929 para provimento.

Essa previsão orçamentária de vagas servirá para o Governo Federal convocar aprovados em concursos válidos ou abrir novos concursos.

No Poder Executivo Federal, a previsão no Orçamento é de 38.219 vagas, sendo 37.090 para provimento e 1.129 para criação.

É tendo por base esse quantitativo que os concursos federais 2022 poderão ser abertos. A relação completa de concursos federais sob análise do Ministério da Economia você pode conferir aqui.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost