A repescagem das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo começa nesta quinta-feira, com um destino cruel: duas das mais tradicionais seleções do continente, Itália e Portugal estarão no caminho uma da outra por uma vaga no Catar em novembro.
Com três vagas a decidir para a Copa, as 12 seleções classificadas para a repescagem foram divididas em três chaves. Em cada uma delas, haverá um playoff, sempre em jogo único, até que sobre apenas um classificado.
Itália e Portugal calharam no sorteio de estar na mesma chave. A Azzurra encara a Macedônia do Norte, na Sicília; Portugal recebe a Turquia no Porto. O ge acompanhará em Tempo Real ambas as partidas. Caso vençam seus duelos, as seleções se enfrentarão na partida decisiva.
Para conseguir a classificação, a Itália recorreu a talento brasileiro. O técnico Roberto Mancini convocou como novidades para a repescagem o zagueiro Luiz Felipe, da Lazio, e o atacante João Pedro, do Cagliari. Eles se juntam a outros dois naturalizados de largo recorrido na Azzurra: o volante Jorginho e o lateral Emerson.
– Estamos focados e nos preparando já para duas grandes batalhas. Primeiro, precisamos passar pela Macedônia do Norte e, em seguida, por Portugal ou Turquia. Sabemos da força da seleção italiana e dos jogadores que aqui estão e estamos muito confiantes – disse Luiz Felipe.
Guerra impacta nas outras chaves da repescagem
Nas outras chaves, a invasão da Rússia à Ucrânia provocou mudanças na tabela. No grupo A, a seleção russa acabou eliminada, como sanção pela guerra, e a Polônia avançou direto para a decisão. Suécia e República Tcheca se enfrentam para saber quem vai encarar os poloneses.
No grupo B, a Ucrânia teve seu jogo contra a Escócia adiado para junho, devido às dificuldades da seleção para se preparar por conta do conflito. A outra partida da chave, entre País de Gales e Áustria, foi mantida para esta quinta-feira. Isso significa que a última vaga europeia para a Copa do Mundo será conhecida somente depois de junho, com data ainda a ser decidida.
Saiba mais sobre cada chave da repescagem:
Partidas:
- Escócia x Ucrânia (10/06, 16h45)
- País de Gales x Áustria (24/03, 16h45)
Para ficar de olho: País de Gales não joga uma Copa do Mundo desde 1958. Depois de duas campanhas na Eurocopa, aposta ainda na geração de Gareth Bale. O atacante faz temporada apagada no Real Madrid, mas ainda é o principal nome galês.
Partidas:
- Rússia 0 x 3 Polônia (os russos foram eliminados devido à invasão à Ucrânia)
- Suécia x República Tcheca (24/03, 16h45)
Para ficar de olho: Ibrahimovic voltou a ser convocado para a Suécia, mas não enfrentará a República Tcheca para cumprir suspensão. O jovem Isak, destaque da Real Sociedad, é a principal esperança de gols. Do lado tcheco, a estrela maior também estará de fora: Patrick Schick, um dos artilheiros da Eurocopa, sofreu lesão e desfalcará a equipe.
Partidas:
- Itália x Macedônia do Norte (24/03, 16h45)
- Portugal x Turquia (24/03, 16h45)
Para ficar de olho: Portugal terá Cristiano Ronaldo à disposição, mas ficou sem sua zaga titular. Rúben Dias sequer foi convocado devido a uma lesão na coxa, enquanto Pepe precisou ser cortado após testar positivo para Covid-19. Gonçalo Inácio, zagueiro de 20 anos do Sporting, é uma das novidades da convocação de Fernando Santos.