Pelo menos cinco legendas foram procuradas pelos Rocha e desfecho pode estar próximo

PTB, Podemos, Cidadania, PRTB, Patriotas: esses são – ou foram, em algum momento – partidos que entraram na mira dos irmãos Rocha, numa tentativa de dar a volta por cima após perder o comando do Partido Liberal (PL-AC) para a pré-candidata ao Senado Márcia Bittar.

Mara e Wherles, mesmo dizendo que confiariam na palavra do presidente do PL Nacional, Valdemar da Costa Neto, iniciaram uma verdadeira caçada, a qual carinhosamente apelidei de Operação Caça-Partido. Tiveram trabalho.

No Patriotas, operação frustrada. Rolou telefonema com o presidente nacional, mas os dirigentes locais Josemir Anute e Emerson Pontes foram rápidos. Contornaram a situação e continuam firmes na condução da legenda no estado.

No Cidadania, não adiantou nada. O presidente nacional Roberto Freire não simpatiza com a deputada, que inclusive já recebeu tweets publicizando a antipatia. Por WhatsApp, Freire negou categoricamente existirem chances de a sigla, de centro-esquerda, ser comandada pelos Rocha.

PTB e Podemos também teriam recebido investidas, mas são partidos que se movimentam bem no Acre para as eleições. O primeiro recebe nomes bons para as chapas e o segundo já tem a maior bancada da Aleac. Em time que está ganhando, não se mexe.

O destino de Mara e Wherles, por enquanto, está em uma bifurcação com os seguintes caminhos à frente: o primeiro seria aceitar as condições de Anute e ficar no Patriotas, sem comando, apenas como uma das candidatas do elenco e disputando a cadeira que ele definir. O segundo seria comandar o inexpressivo PRTB, onde alguns analistas de política já dão adesão como certa. Correria contra o tempo para estruturar a sigla. Não sou muito fã de sertanejo, mas me lembrei de uma música da dupla Henrique & Juliano: “Cê deu foi volta por baixo”.

Tubarão aqui não

Presidente do PTB-AC, Charlene Lima, sobre investidas de quem quer que seja para adentrar no partido e garantia da nacional: “Não quer tubarão no partido. Vai investir nos velhos parceiros”.

Bittar e os 12 partidos

Com o PL aterrissando em sua base, o senador Marcio Bittar (UB-AC) chega ao número de 12 partidos que apoiam a pré-candidata ao Senado Márcia Bittar e Gladson Cameli ao Governo do Acre. Apesar de já ser a base mais pomposa do Acre, esse número pode aumentar a qualquer momento.

Patriotas

O Patriotas tem tudo para se beneficiar da janela partidária: Mara e Wherles Rocha podem dar as caras por lá, Mazinho e Meire Serafim teriam conversas de pé de ouvido e Josemir Anute tem conversas avançadas com um político com mandato, para concorrer a federal. Se Anute conseguir a façanha de reunir todo esse povo agora em 2022, pode render barulho.

Patriotas²

Anute me disse que a chapa para a Câmara Federal está redonda. Se Rocha entrasse, ficaria com a vaga de alguém. Quer decidir as coisas o mais rápido possível para não prometer nada que não possa cumprir a ninguém.

Marfiza Galvão

Vice-prefeita e secretária de Rio Banco, Marfiza Galvão não quer nem saber de eleições em 2022. “Tenho compromisso com a população até 2024”.

Xapuri

Um dos episódios mais falados da agenda de Xapuri – onde Gladson Cameli, Marcio Bittar e grande time foram dar o start nas obras da esperada Ponte da Sibéria – foi as cordialidades entre Cameli e o deputado estadual Roberto Duarte. Ambos, que já protagonizaram bons debates, estavam só paz e amor no evento.

Roberto Duarte

Com os dois pés fora do MDB, Duarte continua reafirmando que pré-candidato à Câmara Federal. Não costumo colocar minha preciosa mão no fogo por ninguém, mas não acho que Duarte esteja blefando – como muitos fazem, para viabilizar o nome junto à imprensa e eleitorado para depois anunciar candidatura a cargos mais modestos.

Roberto Duarte²

“Eu tenho palavra e entendo que políticos que fazem isso já começam enganando os seus possíveis eleitores”. Palavras de Duarte ao blog. Caso venha por um partido com chapa competitiva, com equipe afinada e se os resultados de uma certa pesquisa de consumo interno se tornem realidade nas eleições, Duarte vem para ganhar.

Roberto Duarte³

O deputado ainda não confirma, mas acredito que são grandes as chances de ele anunciar disputa à federal pelo Republicanos, que confirmou Keiliane Cordeiro na chapa e pode confirmar Nenê Junqueira a qualquer momento. João Paulo Bittar está fazendo o que muito cacique não tem feito.

Mazinho Serafim

“Daqui 15 dias, a Wania Pinheiro vai encontrar ele [Mazinho Serafim] em Sena Madureira pedindo voto para federal”. Aposta de um membro do MDB, que ainda me disse que o prefeito tentou proibir o partido de ter candidatos a estadual naquela região que não tivessem sua bênção.

Mazinho Serafim²

Depois de tudo que aconteceu na reunião de sexta-feira (4), com tudo que foi dito e com a quantidade de cabeças brancas abonando Emerson Jarude como o único pré-candidato do partido, se eu fosse Mazinho, acertaria com Anute uma ida para o Patriotas. Ficou feio.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost