29.3 C
Rio Branco
1 julho 2022 11:35 am

Quanto vale o AC? Saiba quanto custaria o território acreano com base em cálculo do Governo Federal

É possível estipular um valor para um território, mas devem ser consideradas algumas característica do local, para que seja agregado ao valor

POR MARIA FERNANDA ARIVAL, PARA CONTILNET

Última atualização em 23/04/2022 14:18

Há mais de 100 anos, o Brasil e a Bolívia travavam uma disputa pelo território onde hoje é o estado do Acre e quando chegou ao fim, com o Tratado de Petrópolis em 1903, o Brasil precisou pagar uma quantia ao país vizinho, pelo território acreano. Algumas dúvidas cercam o valor que o Brasil precisaria desembolsar, algumas pessoas dizem que foi um cavalo e outras dizem que foi uma grande quantia em libras esterlinas.

O Brasil precisou, não somente pagar 2 milhões de libras esterlinas na época (equivalente a cerca de R$1 bilhão nos dias de hoje), como também teve que construir a estrada de ferro Madeira Mamoré para facilitar o escoamento das exportações da Bolívia, além de ceder uma área maior que 2.000 km² para o país vizinho.

Contudo, com o primeiro centenário da anexação, o então chefe do departamento de história da Universidade Federal do Acre (Ufac), o pesquisador Gérson Albuquerque, disse em entrevista à Folha que a dívida nunca foi paga pelo Brasil.

O valor do território acreano vendido ao Brasil veio à tona mais uma vez após um cálculo do Governo Federal que estipulou em R$10 mil o valor patrimonial do arquipélago de Fernando de Noronha. O preço apareceu em meio a diversos papéis apresentados pelo governo ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 de março, quando recorreu no processo na tentativa de federalizar o território do arquipélago, que hoje pertence ao estado de Pernambuco.

É possível estipular um valor de um território?

Segundo informações do UOL, o professor de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eber Marzulo, afirma que é possível estipular um valor para um território, mas devem ser consideradas algumas característica do local, para que seja agregado ao valor, como o potencial produtivo da terra, proximidade com rios ou cursos d’água e estradas, ter solo potente, condições geográficas que diferenciam de outros territórios, recursos hídricos abundantes e uma boa área de pastagem e para produção de proteína animal.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.097 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.