23.3 C
Rio Branco
16 maio 2022 10:38 am

Ecoprint: no Acre, pesquisadora faz estudo sobre impressão em tecido com folhas e galhos

A pesquisa foi financiada pela segunda fase da lei Aldir Blanc, pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM)

POR MARIA FERNANDA ARIVAL, PARA CONTILNET

Última atualização em 11/05/2022 08:37

Após um estudo sobre tingimento natural durante a graduação de Artes Cênicas – Teatro, a pesquisadora Vanessa Sousa iniciou uma pesquisa sobre impressão botânica, também chamada de ecoprint. A possibilidade de fazer estampa de uma forma natural e sustentável chamou a atenção da pesquisadora para tornar acessível e gratuito as orientações para o uso da técnica.

“A ideia surgiu depois que eu fiz uma pesquisa de tingimento natural e depois dessa pesquisa, eu comecei a pensar nessa possibilidade e fui procurando, pesquisando mas não tem material acessível no nosso idioma, é muito escasso. O material disponível é muito restrito e caro. O objetivo da pesquisa é tornar acessível para quem tem interesse”, conta Vanessa.

Vanessa Sousa é formada em Artes Cênicas – Teatro e faz pesquisas sobre tingimento natural e ecoprint. Foto: Hannah Lydia

Com a necessidade de desenvolver um material acessível e gratuito para pessoas que buscam trabalhar com confecção de bolsas, blusas, artes visuais, moda e até mesmo o figurino do teatro, Vanessa iniciou a pesquisa para o uso da técnica com raízes, flores, galhos, cipós e cascas de árvores.

Os resultados devem estar disponíveis a partir de 10 de maio na Biblioteca da Usina de Arte João Donato, em dois livros, sendo um caderno com os procedimentos, com passo a passo e também uma revista com as amostras.

Técnica de impressão botânica. Foto: Hannah Lydia

A pesquisa foi financiada pela segunda fase da lei Aldir Blanc, pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), por isso, é uma pesquisa recente, com quatro meses. “A gente finalizou a pesquisa e agora está somente no processo de fabricação o caderno de procedimentos e a revista e estará disponível a partir do dia 10 de maio, qualquer pessoa que tenha interesse pode ir lá e acessar os resultados”, explica a pesquisadora.

Resultado da impressão botânica. Foto: Hannah Lydia
Parte da técnica de impressão botânica. Foto: Hannah Lydia

 

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.889 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.