22.3 C
Rio Branco
29 junho 2022 10:10 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jorge Viana relembra construção da Biblioteca da Floresta, feita durante seu governo: “Patrimônio amado pelo povo”

POR THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Incêndio

A Biblioteca da Floresta, um dos equipamentos públicos de cultura e educação mais importantes do estado, passou por maus bocados no último fim de semana. Um princípio de incêndio na noite do sábado (14). O fogo foi controlado pelos bombeiros.

Nota oficial

Em nota oficial do Governo, emitida na manhã do domingo (15), o estado afirmou que nada do acervo foi perdido com o incidente. Na nota, assinada pelo presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro de Souza Gomes, o Governo afirma que “os danos, de ordem material, resumiram-se à sala de exposições e ao entorno da sala, onde o incidente se iniciou, não afetando os acervos existentes na Biblioteca”.

JV

Construída durante o governo de Jorge Viana (PT), a Biblioteca é dona de um dos maiores acervos do mundo sobre a Amazônia. Dois dias após o princípio de incêndio, JV tratou de ir até a frente do prédio para gravar um vídeo e postar nas redes sociais. O conteúdo é recheado de críticas ao governador Gladson Cameli (PP).

Relato

“A Biblioteca é um patrimônio valorizado e amado pelo povo da cidade, pela juventude, por tanta gente que aproveitou a oferta de educação, arte e lazer nos bons dias em que aquele espaço brilhava com as luzes da cultura. Em meu governo, quando idealizei e construí aquele espaço, sonhei com um futuro muito diferente do que temos hoje (…) É por isso que estou decidido a buscar um mandato para ajudar a mudar essa situação. A luta será longa e difícil, mas venceremos”, escreveu o ex-senador.

Parabéns

Hoje, 16 de maio, é aniversário da advogada Marihá Viana, filha do ex-governador Tião Viana. Nas redes sociais, Tião fez uma belíssima declaração de amor para a filha. Felicidades, Marihá.

PSD

O PSD de Petecão está se preparando para realizar o seu encontro estadual entre os dias 20 e 21 deste mês, uma sexta e um sábado. O encontro, que já está sendo tratado como um mega evento, promete.

Kassab

A presença mais aguardada é a do ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. A vinda de Kassab mostra um pouco do prestígio de Petecão no PSD. Com as pré-campanhas fervilhando, não é fácil fazer um presidente de partido sair dos grandes centros para visitar o Acre.

Programação

Para o dia 20 de maio, a programação conta com a chegada das caravanas do Juruá, Tarauacá/Envirá, Iaco, Alto e Baixo Acre em Rio Branco; reunião de alinhamento com os pré-candidatos a deputado federal e estadual pela sigla e a apresentação dos eixos e diagnósticos para a elaboração do plano de governo participativo. Já no dia 21, a programação segue com a reunião dos presidentes municipais do PSD, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da sigla. O ponto alto do encontro ocorre na Chácara Boi Cagão, a partir das 14h, com a presença de Gilberto Kassab. Por lá, ocorrerá a apresentação oficial da chapa majoritária: Petecão para o Governo e Vanda Milani para o Senado.

Terceira via

O site da CNN Brasil noticiou nesta segunda que a pesquisa contratada por PSDB, MDB e Cidadania para definir a escolha de um candidato único para a presidência foi concluída neste fim de semana. As informações foram coletadas no sábado (14) e no domingo (15) e duas mil entrevistas foram realizadas presencialmente em 23 estados. A divulgação do resultado está programada para quarta-feira (18).

Não quer ceder

O problema é que o acordo costurado lá atrás, dos partidos terem um único candidato, pode não ocorrer. Do lado do PSDB, João Doria diz que vem sofrendo uma tentativa de golpe e não está disposto a ceder. Já a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, diz que vai cumprir as regras do jogo.

Acre

Para o Acre, uma vitória de Simone Tebet causaria mais impacto, já que o MDB daqui monta uma chapa puro sangue para Governo e Senado. Com Tebet como candidata, o MDB teria uma chapa completa. Caso Doria vença, não influencia em quase nada pra bandas de cá. Não terá palanque em nenhuma candidatura ao Governo posta até agora.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.