Primeiro infectado por varíola de macaco na Alemanha é brasileiro

O governo da Alemanha divulgou, nesta sexta-feira (20/5), a confirmação do primeiro caso de varíola de macaco no país. O paciente, de 26 anos, é brasileiro e está em isolamento em Munique.

O rapaz esteve em Portugal e na Espanha – os dois países já registram mais de 20 casos da doença cada um – antes de chegar à Alemanha. Ele apresentou as erupções cutâneas características da doença ao chegar no hospital.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, também nesta sexta, que investiga 1.284 casos de pacientes infectados com a varíola de macaco na República Democrática do Congo. Entre os casos notificados, houve 58 mortes.

A doença viral é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

A varíola de macaco ocorre principalmente em áreas de floresta tropical da África Central e Ocidental – onde infectou milhares de pessoas nos últimos anos –, mas tem se espalhado também por países de fora do continente africano.

Na última semana foram confirmados casos em 10 países, incluindo Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, onde o primeiro caso da Europa foi confirmado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost