24 de abril de 2024

Sete de dez medicamentos em falta já foram distribuídos às UBS em Rio Branco

A falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está com os dias contados pelo menos até a primeira quinzena de junho, foi o que garantiu o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (31). Sete, das 10 substâncias que estavam em falta há aproximadamente dois meses, entre eles amoxilina, ibuprofeno e loratadina, já foram distribuídas às unidades.

O prefeito Tião Bocalom e a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, informaram que a falta dos medicamentos nas Unidades de Saúde da capital acreana, ocorreu devido à falta de insumos nos laboratórios. “Esse problema atingiu todo o país. Contudo, os fabricantes já começaram a produzir novamente e a maioria dos remédios já se encontra à disposição da população”, disse Bocalom.

“Graças a Deus nós conseguimos, dentro daqueles 10 remédios que estavam faltando dentro da Atenção Básica, chegaram lá no departamento de assistência farmacêutica, sete destes medicamentos. Vai nos ajudar bastante e, também, que é a proposta da prefeitura, atender à população”, finalizou, Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

Medicamentos que já estão disponíveis:

  • Amoxicilina suspensão;
  • Ambroxol xarope adulto e infantil;
  • Ibuprofeno comprimidos;
  • Loratadina xarope;
  • Espironolactona 25 mg;
  • Oxcarbazepina 300 mg;
  • Carbamazepina suspensão oral.

Medicamentos que estão para chegar:

O medicamento Nimesulida está em trânsito para Rio Branco e deverá chegar ainda esta semana. A Amoxicilina 500 mg e Tramadol têm previsão de chegada para a primeira quinzena de junho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost