20.3 C
Rio Branco
27 junho 2022 1:15 am

“Tenho orgulho de manter minha cidade limpa”, diz margarida que há 11 anos trabalha em Rio Branco

Comemorado neste 16 de maio, o Dia do Gari tem o objetivo de homenagear esses profissionais. A margarina Maria Leilane, de 33 anos, é uma dessas trabalhadoras

POR NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Última atualização em 16/05/2022 10:01

De forma literal, “gari” no dicionário significa empregado da limpeza pública, varredor de rua. Os garis de margaridas são responsáveis pela manutenção da limpeza da cidade dos lixo gerado pela natureza e pela ação do homem, trabalhando de sol a sol para deixar as cidades mais agradáveis e bonitas.

Comemorado neste 16 de maio, o Dia do Gari tem o objetivo de homenagear esses profissionais. Maria Leilane, de 33 anos, é das 26 margaridas que atuam em Rio Branco. No total, a Secretaria de Zeladoria conta com, 316 garis, 26 margaridas e 97 roçadores.

Há 11 anos Maria Leilane é margarida em rio Branco/Foto: arquivo pessoal

Ao ContilNet, Leilane contou que há 11 anos veste sua farda “com muito orgulho”, é com esse trabalho que ela ajuda na manutenção dos dois filhos que tem junto com o esposo. “Pra mim é muito gratificante não acho difícil gosto do que faço, tenho orgulho de ser margarida, de manter nossa cidade limpa”

Um dos maiores benefícios da profissão, segundo a jovem, é os laços que cria com os outros garis e margaridas.

“tenho muito orgulho da frada que visto, a gente trabalha a vontade, não somos perseguidos, criamos muitos laços, nós somos como uma família mesmo. neste meio fazemos muitos amigos e aprendemos a gostar do que fazemos”, diz.

Mas, apesar do sentimento de gratidão que sente, Lelilane conta que muitas vezes ela e os colegas passam pro situações desagradáveis. “Tem lojista que joga lixo lá de dentro da loja na calçada, ás vezes conversamos com essas pessoas, para conscientizar e eles nos dizem que se não fosse eles jogando lixo, a gente não teria trabalho”, contou.

Criar laços e fazer amigos são parte do que torna a dia a dia da trabalhadora mais agradável/Foto: arquivo pessoal

Sobre a população, a margarida afirma que também falta um pouco de cuidado com a cidade e respeito pelos trabalhadores.

“A população poderia fazer mais a sua parte, procurar fazer descarte no lixo, ter consciência de manter nossa cidade limpa. Não é um trabalho difícil, mas também não é fácil por causa de falta de conscientização da população, muitas vezes limpamos e quando olhamos para trás, já tem lixo novamente”, lamenta.

E nesse Dia do Gari, Maria Leilane  manda um recado para os colegas. “Quero dizer a todos eles que somos profissionais de limpeza urbana e tenho orgulho em fazer parte da equipe”.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.087 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.