Sempre que pensamos em conversar com alguém hoje em dia, seja por meio de mensagem, nos grupos, com áudios ou até mesmo em chamadas de vídeo, lembramos logo no WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas para celulares não é um dos mais populares do mundo à toa.
Embora seja mundialmente utilizado, a relação do brasileiro com o aplicativo é muito diferente. Pesquisas apontam que 96 % da população usa o aplicativo de conversas como o seu principal meio de comunicação.
O sucesso da plataforma no Brasil é justificado por uma série de fatores, como é o caso da acessibilidade. Quando o aplicativo chegou ao país, logo conquistou o seu espaço, pois oferecia um serviço de qualidade e gratuitamente, coisa que as operadoras pagas de celulares raramente faziam.
Apenas alguns anos após a sua chegada, o aplicativo já conta com mais de 120 milhões de contas ativas. Não é para menos que o brasileiro é a segunda maior população usuária dos serviços oferecidos pela plataforma.
Essa enorme popularidade se dá também por causa da acessibilidade às novas tecnologias, uma vez que a grande maioria dos brasileiros tem acesso à internet justamente por meio dos smartphones.
Esse é uma das razões por trás da popularidade do aplicativo, afinal de contas, outras redes sociais oferecem envio de mensagem e grupos como funcionalidade, porém verdinho ainda mantém um grande diferencial.
Um estudo recente mostrou que o aplicativo está presente na tela inicial dos celulares de mais de 54 % dos brasileiros. Para justificar isso, antes de mais nada, é necessário entender que os smartphones mais populares do país são muito básicos.
O aplicativo de mensagem em questão não exige quase nada do processador, sendo extremamente simples e ocupando pouco espaço na memória.
Com todo este cenário em mente, é muito simples de perceber que não ter acesso a ele quase te privará de uma grande parte do convívio social. Seria quase como se estivesse sendo excluído da sociedade.
A comunicação tem se mostrado extremamente rápida e efetiva na internet, visto que uma notícia consegue atravessar o mundo em pouco tempo, contudo é válido ressaltar que ela se propaga muito mais rápido e de modo mais preciso justamente quando compartilhada por meio de aplicativos de mensagens.
O aplicativo deixará de funcionar em alguns modelos de celular
Talvez seja por causa disso tudo que o recente anúncio da desenvolvedora do aplicativo, onde foi afirmado que eles irão desativar o WhatsApp em alguns celulares, pegou muitos de surpresa. Apenas imaginar a possibilidade de o seu aparelho ser um dos selecionados já é motivo para a preocupação.
Mas calma, porque não há motivo real para tanto alarde, apesar de decisão de que alguns smartphones não vão mais poder baixar o aplicativo ser muito real. A empresa anunciou que isso vai ocorrer por motivos internos e será apenas em celulares muito antigos que mantêm o sistema operacional iOs 10, iOs 11, ou seja, os modelos iPhone 5 e iPhone 5c.