ApĂłs a goleada de 5 x 1 sobre a Coreia do Sul na Ășltima quinta-feira (2/6), a Seleção Brasileira nĂŁo encontrou a mesma facilidade contra o JapĂŁo, na manhĂŁ desta segunda-feira (6/6), no EstĂĄdio OlĂmpico de TĂłquio. Os comandados de Tite dominaram as açÔes e a posse de bola, porĂ©m, encontraram um adversĂĄrio extremamente fechado, se defendendo com 11 jogadores. O gol sĂł saiu de pĂȘnalti, aos 31 do 2Âș tempo, em cobrança de Neymar, que foi um dos jogadores mais participativos do duelo.
O camisa 10 marcou o seu gol de nĂșmero 74, o 9Âș contra o JapĂŁo, a maior vĂtima do atacante com a Amarelinha. Neymar tambĂ©m fica a trĂȘs gols de PelĂ© em jogos vĂĄlidos somente contra outras seleçÔes.
A Seleção Brasileira tem mais dois compromissos até a estreia na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, no dia 24 de novembro. Enfrenta a Argentina, em setembro, em jogo remarcado das Eliminatórias; e farå outro jogo, com adversårio e data a decidir.
O jogo
Fazendo valer toda sua superioridade técnica, não demorou para a Seleção Brasileira atacar e aparecer bem no ataque. Aos 2 minutos, Vinicius Jr. tocou para Neymar, jå dentro da årea. De costas, o camisa 10 acertou um passe de calcanhar para Lucas Paquetå, que chutou na trave do goleiro Gonda.
Com o passar do tempo, o Japão conseguiu equilibrar as açÔes, pelo menos em termos de posse de bola, sem no entanto conseguir criar açÔes mais agudas. As melhores oportunidades ficaram a cargo da Seleção Brasileira. Após uma boa jogada de Neymar pelo meio, Raphinha abriu pela direita e chutou fraco, rasteiro, para Gonda defender.
Apesar de o Brasil conseguir tocar a bola de qualidade até chegar na årea adversåria, o Japão se defendia forte e não apresentava boas oportunidades de conclusão para a Amarelinha.
2Âș tempo
Com o 0 x 0 no placar, a Seleção Brasileira se lançou ainda mais ao ataque, tornando o jogo em uma dinĂąmica âataque x defesaâ. Em uma das melhores oportunidades criadas pela Canarinho no começo do 2Âș tempo, os comandados de Tite conseguiram pegar os japoneses no contra-ataque, desarrumados. Casemiro encontrou Neymar com uma excelente bola enfiada. No entanto, o camisa 10 se enrolou na hora de dar continuidade para a jogada.
Se com a bola rolando estava difĂcil, o Brasil finalmente chegou ao primeiro gol com a bola parada. ApĂłs Neymar finalizar para a defesa de Gonda e Raphinha mandar uma bola na trave, Richarlison Ă© derrubado na ĂĄrea. Na cobrança, Neymar marcou o seu gol de nĂșmero 74 pela Seleção ficando a trĂȘs de PelĂ©.
Nos minutos finais, o Japão ameaçou crescer na partida, chegando a dar um susto em Alisson, que teve que se livrar rapidamente da bola após recuo.
