21 de abril de 2024

“Rio Acre apresenta comportamento jamais registrado na história”, diz Defesa Civil

O nível do Rio Acre registrou aumento nos municípios de Assis Brasil e Xapuri neste final de semana. A elevação do nível é decorrente das chuvas nas cabeceiras do rio que acompanharam a frente fria ainda presente no Estado. Segundo o tenente-coronel da Defesa Civil Cláudio Falcão, o registro de chuvas foi acima de 100mm.

Em Assis Brasil, na medição de sábado (11) o Rio Acre registrou 8,22m, com elevação de 5 metros em 24 horas. Já em Xapuri, na medição de segunda-feira (13), o rio registrou 7,60m, com elevação atípica para o período de junho. No município de Assis Brasil, na medição deste domingo, o rio apresentou vazante.

De acordo com o tenente-coronel Falcão, não há registros de elevação do nível do Rio Acre neste período do ano.

“Neste sábado e domingo ocorreu uma alteração atípica com as chuvas que vieram com a frente fria. Não é comum acontecer, mas por causa da chuva nas cabeceiras do rio, houve a elevação. Nós chamamos esse fenômeno de repiquete. O nível do rio deve voltar ao normal, geralmente, em 24h, 48h ou 72h. Em Assis Brasil já está normalizando. Esse comportamento jamais foi registrado na história”, diz.

Em Rio Branco, na medição de segunda-feira (13), houve uma diminuição de 3,40m para 3,18m, mas para os próximos dias a previsão é que o nível do Rio sofra uma pequena elevação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost