O Acre contabilizou 3.062 novos casos de Covid-19 entre a Ășltima segunda-feira (4) atĂ© este domingo (10), segundo dados da Secretaria de Estado de SaĂșde.
AlĂ©m disso, trĂȘs mortes foram contabilizadas neste perĂodo, mesmo assim, segundo o consĂłrcio  de veĂculos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de SaĂșde, no quesito Ăłbito, o Acre estĂĄ em estabilidade.
Desde o inĂcio da pandemia, o estado registrou 336.065 notificaçÔes de contaminação pela doença, sendo que 205.883 casos foram descartados. A doença jĂĄ causou 2.007 mortes no estado. O aumento de casos Ă© preocupante, e por isso o Estado adotou diversas medidas, como a retomada do ComitĂȘ de Acompanhamento Especial da Covid-19 que recomendou a obrigatoriedade de mĂĄscara em ambientes fechados.
MEDIDAS
Na Ășltima sexta-feira (8), foram definidas medidas de prevenção a serem adotadas durante a Expoacre, a ExpojuruĂĄ, e no Ăąmbito das escolas da rede estadual de educação.
No caso das feiras agropecuårias, serå cobrada carteira de vacinação, obedecendo o esquema vacinal por faixa etåria.
Crianças de 5 a 11 anos devem comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid. Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante. JĂĄ pessoas com idade acima de 18 anos devem comprovar esquema vacinal com trĂȘs doses.
A obrigatoriedade do uso de mĂĄscara tambĂ©m deve ser mantida. Estado e MunicĂpio devem atuar em conjunto na fiscalização e em açÔes de prevenção.
As recomendaçÔes devem valer para todas as pessoas presentes na feira. As medidas, que consideram o aumento nos casos de Covid, visam a segurança da saĂșde da população.
ESCOLAS
Como prevenção, o comitĂȘ tambĂ©m definiu medidas a serem adotadas nas escolas da rede estadual de educação, como a suspensĂŁo de eventos no Ăąmbito das escolas.
Segundo nota tĂ©cnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e orientação da Organização Mundial de SaĂșde (OMS) Ă© de que no Acre, as aulas presenciais deverĂŁo continuar, desde que mantido os cuidados com a higiene das mĂŁos, isolamento de casos suspeitos ou confirmados, e higienização do espaço, quando necessĂĄrio.
