‘Passarelas’ para animais são instaladas em vias de Manaus

Quatro passagens de animais por vias de Manaus foram instaladas nesta quinta-feira (28), data em que é celebrado o Dia Mundial da Conservação da Natureza. As passagens de fauna têm o intuito de promover a conectividade de fragmentos florestais nos locais que foram colocadas.

A inauguração das chamadas “passagens de fauna silvestre”, foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da iniciativa privada.

Segundo o órgão, a conectividade de fragmentos florestais é uma ação de extrema importância para a conservação da fauna, especialmente do sauim-de-coleira, espécie endêmica da região de Manaus e em risco de extinção.

As passagens de fauna possibilitam o deslocamento dos primatas entre os fragmentos verdes, permitindo o fluxo gênico, a dispersão de sementes, a manutenção de maiores populações e, consequentemente, o aumento da biodiversidade.

As passagens de fauna silvestre foram construídas nos seguintes locais:

  • Corredor ecológico do igarapé do Mindu, na rua Dom João, Zona Centro-Sul
  • Área de Proteção Ambiental Sauim de Manaus, na Avenida Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, Zona Norte
  • Área de Proteção Ambiental Floresta Manaós, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Zona Leste da cidade.

 

“Esse trabalho é de extrema importância para a conservação do sauim-de-coleira de Manaus, que é uma espécie endêmica da região e está sob o risco de extinção”, disse o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvon Braga.

Parceria

 

As quatro passagens de fauna são frutos da parceria entre a Semmas e a iniciativa privada, como umaa empresa que fez a aquisição de quatro postes e doou para a secretaria, e também a Amazonas Energia, que doou dois postes e disponibilizou a equipe para implantação, assim como o caminhão com cesto aéreo para a instalação das redes.

Outro apoio fundamental para a implantação das passagens de fauna foi o do professor doutor Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador do projeto Sauim-de-Coleira, que disponibilizou o material das redes que fazem a conexão entre os fragmentos.

Ele também realizou a instalação das passagens e ofereceu o assessoramento na indicação das áreas mais críticas para a instalação das passagens de fauna.

Passagens têm intuito de colaborar com a travessia dos animais, principalmente do sauim-de-coleira, que historicamente costuma ter atropelamentos nas áreas. — Foto: Divulgação/Semcom

Passagens têm intuito de colaborar com a travessia dos animais, principalmente do sauim-de-coleira, que historicamente costuma ter atropelamentos nas áreas. — Foto: Divulgação/Semcom

Um dos intuitos, segundo ele, é colaborar com a travessia dos animais, principalmente do sauim-de-coleira, que historicamente costuma ter atropelamentos nas áreas, principalmente quando a vegetação não chegava muito perto, segundo ele.

“Hoje em dia, eles até conseguem em um único ponto passar, mas com certo risco. Então, a gente espera com isso facilitar o trânsito desses animais para poderem vir para esse fragmento onde eles pegam comida e com isso evitam atropelamentos. Esse é o primeiro. O segundo aspecto interessante é que é uma técnica simples, relativamente barata, que a gente tem usado, que a gente tem desenvolvido para montar essas passarelas, uma estrutura super leve e que tem tido sucesso. A gente experimentou primeiro na Ufam”, explicou Marcelo Gordo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost