24.3 C
Rio Branco
10 agosto 2022 11:53 am

Rios do AC estão em alerta máximo de seca: “Será bastante severa”, alerta Defesa Civil

Prefeitura de Rio Branco já iniciou Plano de Contingência

POR KATIÚSCIA MIRANDA, PARA CONTILNET

Última atualização em 04/07/2022 17:05

As bacias do Rio Acre e do Rio Purus já apresentam alerta máximo de seca nos municípios de Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Sena Madureira. O Riozinho do Rola e o Espalha no Seringal Belo Horizonte, que fazem parte da Bacia do Rio Acre, também estão em alerta máximo.

As informações foram retiradas do Relatório Hidrometeorológico produzido pela sala de situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado (Cigma/AC).

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, que monitora toda a extensão da Bacia do Rio Acre, disse que o plano de contingência já está sendo executado. “Temos várias ações em andamento para atender a população no que diz respeito a crise hídrica, bem como às queimadas, que vão afetar muito a população com esse longo período de estiagem”, confirmou.

Chuva acumulada do mês de junho de 2022. Foto reprodução

As chuvas estão abaixo da média, de acordo com o boletim do tempo do Cigma. “Não será a pior, mas será uma seca bastante severa. No ano passado o Rio Acre chegou a 1,40 metros, o que já muito grave. Esse ano é provável que chegue a essa medição, mas não deve superar a seca de 2016”, informou o coronel.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.