CLIQUE AQUI para ver o vĂdeo.
O vĂdeo de trĂȘs onças-pintadas atravessando o rio GuaporĂ© viralizou nos Ășltimos dias em RondĂŽnia. O g1 conversou com Ronei Oliveira, piloto do barco que passou a menos de trĂȘs metros dos animais. Para ele, o flagrante se resume em trĂȘs sensaçÔes: medo, emoção, adrenalina.
O biólogo Flåvio Terassini analisou as imagens e revelou que o tamanho e comportamento dos animais indicam que pode se tratar de uma mãe e seus dois filhotes. Ele comenta ainda que elas provavelmente estão fugindo da presença humana por medo das ondas que a embarcação causou no rio.
Segundo Ronei, os animais foram vistos na Ășltima semana e desde entĂŁo as imagens jĂĄ percorreram por vĂĄrias redes sociais.
O piloto estava transportando visitantes, na regiĂŁo de Cabixi (RO), quando avistaram as onças atravessando o rio. A primeira reação foi gravar o vĂdeo que mostra o entusiasmo dos tripulantes com a cena.
Ronei, que trabalha como piloto hĂĄ anos, diz que essa nĂŁo Ă© a primeira vez que ele vĂȘ onças se banhando pelo GuaporĂ©, mas certamente nĂŁo tinha visto tantas de uma sĂł vez.
Mas diferente do piloto, a reação das outras ocupantes do barco foi mais eufĂłrica. âEles nĂŁo estĂŁo acostumados a ver isso: uma onça pintada pertinho deles. DĂĄ uma sensação de medo, emoção e adrenalinaâ.
Maior felino das Américas
A onça-pintada Ă© o maior felino das AmĂ©ricas e o terceiro maior do mundo. Uma das principais caracterĂsticas Ă© que elas sĂŁo Ăłtimas nadadoras e adoram ficar na ĂĄgua.
Com relação aos perigos, o biólogo aponta que os animais não seriam capazes de subir na embarcação e só atacam caso se sintam muito ameaçados.
