Vídeo: Gilmar Mendes e Lewandowski são xingados nos EUA; “Bandidos”

Por METRÓPOLES 14/11/2022

Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram hostilizados em frente a um hotel em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), na noite de domingo (13/11).

Em protesto diante do edifĂ­cio, manifestantes enunciaram as ofensas. Alguns usavam roupas verde-amarelas e seguravam bandeiras do Brasil. Gilmar Mendes foi o primeiro a ser xingado ao sair do hotel.

“Gilmar Mendes, seu vagabundo. Olha aĂ­ o bandido. Gilmar Mendes, seu vagabundo, filho da p*ta”, afirma o homem que grava o momento. O ministro Ă© escoltado por seguranças e entra em uma van.

“O que Ă© seu estĂĄ guardado, seu bandido filho da p*ta. Seu velho de merda. O que Ă© seu estĂĄ guardado e tem mais, seu bandido, terrorista, seu merda”, continua o homem.

Depois, o ministro Ricardo Lewandowski deixa o hotel e tambĂ©m Ă© hostilizado. “Isso aqui Ă© um bandido, seu filho da p*ta, seu bandido de merda. Tu Ă© um bandido, acabando com o Brasil. Cachorro do governo, vocĂȘs sĂŁo uns merdas”, diz o homem. O magistrado Ă© escoltado e segue em direção Ă  van. Veja:

https://twitter.com/i/status/1591952993309839360

Os integrantes do Supremo viajaram aos Estados Unidos para participar do “Lide Brazil Conference”, evento promovido por empresários,a fim de debater temas como liberdade, democracia e economia do Brasil em 2023.

AlĂ©m de Gilmar Mendes e Lewandowski, os ministros LuĂ­s Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, CĂĄrmen LĂșcia e Dias Toffoli tambĂ©m vĂŁo comparecer ao evento em Nova York. Ainda estarĂŁo presentes ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU).

Xingamentos a Barroso

As ofensas não foram proferidas apenas contra Gilmar Mendes e Lewandowski. Uma apoiadora de Jair Bolsonaro (PL) perseguiu o ministro Luís Roberto Barroso na noite de domingo (13/11), ameaçando e repetindo discurso do presidente. Barroso estava na Times Square quando foi importunado.

“Olha sĂł quem estĂĄ aqui! Como vai o senhor?”, pergunta a mulher, com ironia. O ministro teve calma e disse estar bem e “feliz pelo Brasil”. Com tom de ameaça, ela afirma: “NĂłs vamos ganhar essa luta. O senhor estĂĄ entendendo? Cuidado, hein! O povo brasileiro Ă© maior do que a Suprema Corte. Foge!”. Veja:

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.