Ícone do site ContilNet Notícias

Aleac faz última sessão do ano com despedida de metade dos deputados e votação de projetos

Por NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Foto: Reprodução

Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Agência Aleac.

Os deputados estaduais acreanos realizam nesta quarta-feira (14) a última sessão do ano e do atual parlamento. Dos 24 parlamentares, 12 não voltam em 2023.

Em clima de despedida, deputados como Roberto Duarte, Gehlen Diniz, Jenilson Leite e Jonas Lima se despedem do parlamento – os dois primeiros por terem sido eleitos para a Câmara Federal e Jenilson e Jonas, por não terem se candidatado à reeleição.

“Hoje é uma data especial, última sessão ordinária desta legislatura, e quero aproveitar para agradecer de coração aos colegas parlamentares, servidores da Aleac e imprensa, que de alguma forma colaboraram para nosso mandato nos últimos 8 anos. Fizemos história nestas eleições. Nunca em sua história Sena Madureira elegeu um deputado federal e agora teremos um representante”, disse Gehlen.

Jonas Lima também agradeceu o apoio. “Decidi não me candidatar novamente, mas agradeço e peço desculpas à minha equipe, mas este ano não tive desejo de concorrer novamente”, explicou-se.

Após a sessão, os deputados vão se debruçar nas discussões sobre os projetos que precisam ser aprovados, entre eles o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2023, que define a receita e fixa as despesas do estado do Acre para o próximo ano e como será a distribuição entre os poderes do estado, que ficou em R$ 8.897.834.351,30.

Também será votada a reforma administrativa entregue aos deputados pelo governador Gladson Cameli (Progressista) nesta última segunda-feira (13), que traz algumas mudanças na estrutura governamental a partir de 2023 – quando o chefe do executivo irá cumprir seu segundo mandato. A proposta cria 15 secretarias.

Sair da versão mobile