ContilNet Notícias

Defesa Civil alerta para mais chuvas no Acre: “Cenário se agravando”

Por Matheus Mello, ContilNet

Foto: ContilNet/Juan Diaz

Durante coletiva realizada nesta sexta-feira (31), o tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil Municipal, Claudio Falcão, disse que o cenário das enchentes no Acre não tem previsão de melhora.

SAIBA MAIS: Rio Acre volta a subir em municípios do interior; confira as últimas medições

Coronel Cláudio Falcão é coordenador da Defesa Civil de Rio Branco/Foto: Assecom RB

Falcão informou que é esperado chuvas intensas na região do Alto Acre e do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, responsável por boa parte da elevação do nível do rio na capital Rio Branco.

“Infelizmente, o cenário vem se agravando a cada momento que passa, porque o rio não parou de aumentar o nível, com isso nós vamos avançando em relação ao número de bairros atingidos, aumentou o número de famílias para serem removidas e aumentou o número de desabrigados e desalojados. Infelizmente, nesse momento o cenário é de piora e não de melhora”, disse.

VEJA TAMBÉM: Lula telefona para Gladson e se coloca à disposição do Acre; veja o que foi tratado

Atualmente, são mais de 400 famílias desabrigadas que estão no Parque de Exposições e nas escolas municipais de Rio Branco. Falcão disse ainda que mesmo se houver vazante nos próximos dias, a situação ainda não é satisfatória.

“Nós temos a expectativa de no final desta noite de sexta-feira (31) conseguirmos uma certa estabilidade. Não é vazante. Talvez no final de semana. Mesmo assim, não é seguro, porque nesse momento, a partir do momento que temos uma vazante de 10cm, nós podemos ter um aumento de 20cm”, continua.

O tenente-coronel informou que a expectativa da Defesa Civil é de que o Rio Acre na capital possa atingir 17,45m. Na medição das 09h desta sexta-feira, as águas marcaram 17,37m.

Sair da versão mobile