Diante de empresários na China, o ex-senador e atual presidente da Apex, Jorge Viana, afirmou ontem (27), que é preciso parar de dizer no exterior que o Brasil não tem problema ambiental.
“Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos. Faz muito tempo”, declarou, diante de uma plateia que tinha representantes de grandes empresas do agro nacional e executivos chineses com protagonismo no mercado que é o principal comprador da produção do Brasil.
“Se todo o setor agro aderisse à agenda de responsabilidade ambiental, os impactos causados ao meio ambiente seriam mínimos”, destacou Viana.
O que entende-se no discurso de Jorge é que agora o agro e o meio ambiente podem sim caminhar de mãos dadas. Visto que antes seu discurso era extremamente ambientalista, nota-se uma mudança de ideais.
Despertou
A denúncia apresentada pelo mecânico David Rocha de Lima pedindo investigação da Câmara sobre atos de improbidade administrativa, parece que despertou o prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O prefeito, que dormia em berço esplêndido com uma gestão abaixo da média, passou a sorrir na cidade e até posar para fotos ajudando a carregar mudanças na alagação.
Por falar em fotos
Em Brasileia, a prefeita Fernanda Hassem, goza de prestígio com a população e, entre as crianças não é diferente. Ela emocionou o povo ao se colocar entre os voluntários nas ajudas. A foto que merece destaque, mostra Fernanda atravessando a rua com uma criança nas costas.
Gestor dos grandes
O prefeito Jerry Correia, de Assis Brasil, fez os gestos mais nobres que um homem público poderia fazer após cuidar de seu povo. Ele, inclusive pediu que Governo Federal direcionasse atenção para as aldeias indígenas nas cabeceiras do Rio Iaco. Assim que iniciou a vazante em Assis Brasil, gravou vídeo direcionado à prefeita Fernanda Hassem, oferecendo ajuda com sua equipe ao município de Brasileia.
Fernanda Hassem
A prefeita de Brasileia reconheceu o gesto nobre do colega prefeito e fez questão de agradecer nas redes sociais a atitude humanitária. Por essas e outras é que Jerry tem sido visto como político de novos tempos.
Apelo
O vereador de Epitaciolândia Messias Lopes (PT) cobrou com rispidez a presença do exército brasileiro no auxílio às famílias atingidas pela alagação no município. O parlamentar disse que não justifica uma instituição tão equipada, com máquinas e mão de obra, ficar de braços cruzados em meio a catástrofe.
Telefone sem fio
A Câmara de Epitaciolândia aprovou por unanimidade mais três pedidos de suplementação orçamentária feitos pela prefeitura. Em seu discurso, o presidente da Casa do Povo, vereador Diojino Guimarães (MDB), disse que ali era um retrato de que a Câmara não trava a gestão conforme o prefeito Sérgio Lopes e sua equipe andam espalhando na cidade.
Francimar Fernandes
Depois de ser orientado por seus advogados, e baseado na Constituição Federal, o ex-prefeito de Feijó, que teve suas prestações reprovadas na última semana pela Câmara de vereadores, entrou com uma petição e protocolou uma petição na Casa do Povo, requerendo cópias de alguns documentos usados pelos vereadores, e que contribuíram com a votação que resultou na rejeição de parte de suas prestações de contas.
União Brasil
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante entrevista ao UOL, falou sobre a relação do partido com a União Brasil. Disse achar esquisito que o União Brasil participe do governo e se diz independente. Gleisi disse ainda que acha difícil alguns virem a compor na base devido a resquícios bolsonaristas, que há em uma parte do partido. Hoffmann disse que o União Brasil está bem contemplado quanto a espaços nos Ministérios e que não vê necessidade de mais ofertas de cargos em troca de apoios.
Bolsonaro
Com volta marcada na quinta-feira (30) ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro assumirá a presidência de honra do Partido Liberal, recebendo salário equivalente ao de Ministro do STF.