A casa onde Chico Mendes, ambientalista acreano, viveu seus últimos momentos antes de ser morto, localizada no município de Xapuri, no interior do Acre, foi tombada Patrimônio Histórico do Brasil há 15 anos, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A residência de madeira, nas cores azul e rosa, é localizada na Rua Batista de Moraes, com arquitetura vernácula da Amazônia e tem quatro cômodos, formados por sala, dois quartos e cozinha, interligados por um corredor lateral.
Tombamento
Há 15 anos, em 15 de maio de 2008, o tombamento aconteceu através de pedidos de entidades ligadas aos seringueiros e povos indígenas, sinalizando uma nova sensibilidade para estes objetos que não se explicam pelo valor estético ou arquitetônico.
O local já tinha sido tombado como patrimônio histórico do Estado do Acre. O decreto foi assinado em 2006, no Dia da Amazônia, pelo então governador Jorge Viana em cerimônia realizada no Palácio Rio Branco com a presença de autoridades e ativistas ambientais.
Em uma publicação no Instagram, o órgão relembrou e celebrou o tombamento. “Situada no centro de Xapuri (AC), a casa e o acervo do seringueiro e líder sindical Chico Mendes, celebram, hoje, 15 anos de tombamento pelo Iphan. Lar de Chico até seus últimos anos de vida, a simplicidade da construção, embalada por sua história, encantam a todos os que têm a oportunidade de conhecer o local. Além de manter viva a história do eterno Chico Mendes, a planta da casa traduz a modéstia da construção, modelada com os espaços mais básicos para uma moradia”, disse.
A casa
O local é rota de turismo para diversas pessoas que buscam conhecer o Acre. Fechada há mais de 4 anos, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan) informou em 2022 que iniciaria uma obra na casa.
SAIBA MAIS: Prestes a fazer aniversário, Chico Mendes terá casa reformada após 4 anos fechada
Antes de ser fechada em 2018, a casa já havia sido fechada em 2015, após a seca histórica do Rio Acre, quando o local ficou totalmente de baixo d’água.
VEJA TAMBÉM: Mais uma vez, casa de Chico Mendes é tomada pelas águas da enchente de Xapuri