Um casal foi acusado de furto em um shopping de Praia Grande, em SĂŁo Paulo, na quinta-feira (08). Eles denunciaram o ato como racismo e ainda relataram dificuldade para registrar a ocorrĂȘncia.
Ăngela Soares, de 23 anos, usou uma rede social para fazer a denĂșncia. Ela contou que ela e o marido estavam no Shopping Litoral Plaza e compraram um air fryer no AssaĂ Atacadista. Ao efetuarem a compra, foram atĂ© a Americanas comprar uma sanduicheira.
Depois de saĂrem da segunda loja, guardaram a compra no carro que estava no estacionamento do shopping e voltaram a fazer outras compras. Ao voltarem para o local, foram abordados por dois seguranças da Americanas, junto com um outro do centro comercial. Ăngela ligou para uma amiga advogada que a orientou a fazer um boletim de ocorrĂȘncia em uma delegacia.
Ao uol, Ăngela deu mais detalhes sobre o caso: “VocĂȘ pegou uma air fryer da minha loja, tem como vocĂȘ devolver?” teria dito um dos funcionĂĄrios e irritado o rapaz apresentou a nota fiscal do produto.
Depois de duas horas, policiais chegaram ao local e segundo Ăngela, um dos agentes perguntou por que eles nĂŁo compraram uma sacola plĂĄstica, no valor de R $0,20, para guardar o produto, ela justificou que mesmo comprando, a air fryer nĂŁo caberia.
AlĂ©m disso, os policiais teriam se recusado a registrar a ocorrĂȘncia como racismo, por entenderem que nĂŁo houve xingamento e passou a responsabilidade para um colega, contou a jovem.
A Americanas lamentou o ocorrido dizendo que medidas de polĂticas internas foram tomadas e completou a nota informando que “melhores prĂĄticas e comportamentos adequados”.
A Secretaria de Segurança PĂșblica afirmou que a “corregedoria estĂĄ Ă disposição das vĂtimas para registrar e investigar qualquer denĂșncia” e tambĂ©m que os polĂcias envolvidos serĂŁo ouvidos.
Jå o Shopping Litoral Plaza não se manifestou sobre o caso.


