Censo: Plácido de Castro é o único município do Acre em que a população diminuiu

O Censo Demográfico 2022 foi divulgado na última quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conforme o levantamento, das 22 cidades acreanas, apenas o município de Plácido de Castro apresentou redução no número total de habitantes.

SAIBA MAIS: Censo: população do Acre cresce 13% em 12 anos; veja lista completa dos municípios

Plácido de Castro fica localizada na fronteira do Acre com a Bolívia e, segundo o Censo 2022, em 12 anos, o município teve uma redução de menos 4% no índice populacional. Saindo de 17.209 em 2010, para 16.560 moradores em 2022. Totalizando 649 pessoas a menos.

Plácido de Castro fica localizada na fronteira do Acre com a Bolívia. Foto: Reprodução

Já Rodrigues Alves, foi a cidade que menos apresentou crescimento populacional no estado, com uma taxa de 4%, chegando a 14.938 moradores. Um aumento de apenas 549 pessoas.

Na outra ponta, o município que apresentou maior crescimento anual foi Bujari, cuja taxa de foi de 52%, seguido de Manuel Urbano, onde a população cresceu em 50%.

O Censo

O censo demográfico é uma pesquisa realizada periodicamente para a coleta de dados da população de um determinado território. Por meio do censo demográfico se tem conhecimento do tamanho e da distribuição espacial da população, além do perfil e das condições de vida dos habitantes do país ou área onde ocorreu o recenseamento.

O IBGE é o órgão responsável pelo censo demográfico no Brasil desde 1940, realizando a pesquisa a cada dez anos. Em decorrência da recente crise sanitária que afetou o mundo, que foi a pandemia de covid-19, e questões orçamentárias, o censo que seria feito em 2020 foi realizado entre 2022 e 2023.

PUBLICIDADE