Ferramenta necessária para criação de políticas públicas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado do Acre, na escala 1:100.000 (1cm = 1km no terreno).
O Acre é o primeiro estado da Região Amazônica do país a ter a mapeação completa do território.
De acordo com o IBGE, o instrumento é fundamental para elaboração de “programas governamentais com foco territorial, análises abrangentes das unidades da federação e para o suporte na representação de aspectos sociais, econômicos e ambientais do território, e para o planejamento setorial de obras de infraestrutura, como energia, transporte e comunicações”.
O mapeamento foi feito a partir de imagens de satélite que cobrem todo o estado do Acre, e ajuda da base cartográfica desenvolvida pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), projeto Radiografia da Amazônia, do Exército Brasileiro.
Veja mais dados coletados pelo IBGE, durante o Censo 2022
Após o levantamento dos dados coletados pelo IBGE, o estado do Acre tem um total de 5,06 habitantes por quilômetro quadrado. Quando comparado a outros estados, o Acre fica em 24º no ranking de densidade demográfica dos 27 estados brasileiros.
A nível municipal, o Censo revela ainda que a capital Rio Branco tem a média de 41,28 pessoas por quilômetro quadrado, ocupando o primeiro lugar no ranking dos municípios acreanos com maior densidade demográfica.
VEJA TAMBÉM: Censo: população do Acre cresce 13% em 12 anos; veja lista completa dos municípios
No Acre, o Censo informou que houve um aumento de 13% na população em 12 anos. A população atual do estado é de 830.026 habitantes. No levantamento feito em 2010, a população era de 733.559 pessoas. Mesmo com o aumento populacional, o Acre é o 3º estado com a menor população do país.
A capital Rio Branco segue sendo a cidade mais populosa do estado. Com um aumento de 9% em relação ao censo anterior, agora a cidade tem 364.756 habitantes.
Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, elevou o número populacional para 91.888 habitantes, um aumento de 17%, e continua sendo a segunda cidade mais habitada no Acre.
Em relação aos municípios, apenas Plácido de Castro registrou redução no número de habitantes durante o período. Saindo de 17.209 pessoas em 2010 para 16.560 em 2022.
Santa Rosa do Purus, um dos municípios mais isolados do Acre, é a cidade menos populosa do estado, com apenas 6.723 habitantes. Em relação ao último levantamento do IBGE, a cidade ganhou 2.032 novos moradores.