Ícone do site ContilNet Notícias

Imprensa nacional diz quem pode ganhar eleição no 1º turno em Rio Branco

Por Matheus Mello, ContilNet

Faltando mais de um ano para as eleições municipais de 2024, o jornal Poder 360° fez um balanço sobre as projeções eleitorais para o pleito. Na reportagem publicada nesta segunda-feira (3), o jornal apontou que 8 prefeitos que cumprem mandatos, largam à frente e são favoritos à reeleição.

Eleições para o comando da Prefeitura de Rio Branco acontecem em outubro de 2024. Foto: Juan Diaz/Contilnet

Porém, o veículo destacou também que em Rio Branco, o cenário é diferente. A matéria declara que a disputa pela Prefeitura da capital não tem o atual prefeito Tião Bocalom como favorito nas pesquisas. 

A plataforma chamada de “Agregador de Pesquisa” do Poder 360°, aponta que o ex-prefeito de Rio Branco, agora sem partido, Marcus Alexandre, lidera a pesquisa e por ser eleito já em primeiro turno, com 60% das intenções de votos, enquanto o atual gestor, Tião Bocalom, surge com 11%, acompanhado de Minoru Kinpara, 8%, e Emerson Jarude, com 6%. Os dados foram colhidos a partir da pesquisa Delta, realizada em maio deste ano.

Marcus Alexandre assumiu dois mandatos como prefeito de Rio Branco/Foto: Reprodução

O Poder 360° esclarece que priorizou levantamentos realizados por empresas de pesquisas com maior histórico de atuação e credibilidade no mercado em detrimento de outras, desde que tenham sido feitas em 2023.

Disputa por Marcus Alexandre

O ex-petista, agora sem partido, Marcus Alexandre, ainda segue sem ter futuro definido para disputa das eleições do ano que vem. O ex-prefeito é cobiçado por partidos como PSD, do senador Sérgio Petecão, do MDB , PSB e PT, sigla que sempre foi filiado.

VEJA MAIS: Após MDB escolher Marcus Alexandre, Jarude se despede do partido: “O fim”

Nesta segunda-feira (3), mais um capítulo do caminho político de Marcus foi traçado. O deputado estadual, e pré-candidato à prefeito da capital, Emerson Jarude, anunciou a saída do MDB. O parlamentar alegou que a sigla escolheu a candidatura de Marcus como prioridade.

Sair da versão mobile