Inédito: Acre vai sediar, pela 1ª vez, fórum com governador, prefeitos e vereadores

"O propósito é cada vez mais construir esse plano participativo dos municípios", disse Alysson

O secretário de governo, Alysson Bestene, em entrevista exclusiva ao ContilNet, contou sobre o projeto de realizar o Fórum de Prefeito e Vereadores com o Governo do Acre. Segundo o gestor, é um pedido do governador Gladson Cameli para reunir prefeitos, vereadores e o governo em um fórum que pretende reunir informações dos municípios e alinhar estratégias.

VEJA TAMBÉM: Cotado para as eleições, Alysson diz que conhece Rio Branco e sabe do que a cidade precisa

“O propósito é cada vez mais construir esse plano participativo dos municípios. A gente já tem um plano construído dentro do Governo do Estado, esse de 10 anos”, disse.

Alysson Bestene em entrevista ao ConilNet/Foto: ContilNet

O secretário parabenizou ainda a equipe da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), na pessoa do coronel Ricardo Brandão, que conduziu o trabalho.

“A gente tem conversado bastante e já tem uma equipe itinerante indo aos municípios para colher informações, fazer isso nas localidades e, no fechamento, fazer esse grande fórum, com a participação do governo do Estado, com o governador Gladson e todos os prefeitos e vereadores, para elaboração de um documento que compila tudo o que foi debatido e construir esse futuro no nosso Estado”, explicou.

Alysson disse ainda que não haverá participação da sociedade civil no Fórum, visto que já participam do Plano Plurianual (PPA) participativo.

Nesse fórum será debatido e esclarecido as problemáticas de cada município, segundo o secretário.

“Diariamente, diversos problemas surgem nos municípios e, a pergunta que fazem é “de quem é a responsabilidade sobre isso?”. Na maioria das vezes, é da gestão municipal, mas reconhecemos que a prefeitura não tem condições de resolver a questão e o Estado intervém. Ramais são de responsabilidade das prefeituras, mas o Estado, por meio do Deracre, atua no sentido de garantir o escoamento das produções, o acesso das pessoas da zona rural à zona urbana, etc.”, continuou.

Bestene fez questão de frisar que o evento é inédito no Acre.

PUBLICIDADE