27 de abril de 2024

O que é ansiedade? Dra. Kelma Roque conversa com um dos maiores especialistas da área

Entenda as causas, fique atento aos sintomas e saiba como tratar a ansiedade

Dra. Kelma Roque teve uma conversa incrível com o psicólogo Dr.Anderson Cleiton Lima de Mouro, CRP – 24/04605. Professor Universitário, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC/PR. Especialista e Psicólogo Organização e Gestão de Pessoas.

Entre os temas abordados na conversa, tivemos a explicação da ansiedade, que é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio.

Entenda como ajudar uma pessoa com ansiedade e o que você pode fazer. Imagem: iStock

A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional. A ansiedade em excesso paralisa, inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações

O termo apresenta diversas definições, pode ser encarada como uma angústia, perturbação de espírito, medo iminente, sensação de estar em perigo e outros sinônimos.

De forma técnica, podemos entender o transtorno como um fenômeno que pode tornar-se patológico, ou seja, prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

O distúrbio está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. O indivíduo pode sofrer com uma ansiedade constante sem nenhuma razão, ou pode apresentar os sintomas às vezes, mas de forma tão intensa que se sentirá imobilizado.

Sinais e Sintomas de Ansiedade

Uma simples conversa com o chefe para pedir aumento salarial, o primeiro encontro com aquela pessoa que você se interessa…

Todas essas são ocasiões que desencadeiam uma ansiedade normal, que todos nós temos.

Porém, quando a pessoa passa a maior parte do tempo ansiosa e isto começa a afetar o comportamento e a saúde, aí já se caracteriza um transtorno que precisa ser tratado. Nesses casos, a ajuda de um psicólogo é o melhor caminho para ajudar a vencer a ansiedade.

Distinguir a ansiedade natural do dia a dia daquela que já se transformou em transtorno não é fácil. As duas formas podem apresentar sintomas semelhantes.

Mas quando esses sintomas passam a ser muito frequentes, o transtorno impede que a pessoa realize atividades rotineiras da vida pessoal e profissional, prejudicando a saúde como um todo.

Por isso, vale ficar atento a alguns sinais, como:

Excesso de preocupação

Uma das características da ansiedade é que tudo toma proporções muito maiores do que a realidade. Isso faz a pessoa sofrer porque viver constantemente preocupado – muitas vezes com coisas sem tanta importância – consome bastante energia.

Esse excesso de preocupações leva a pessoa à fadiga, interferindo até mesmo na execução das tarefas simples, como arrumar a casa ou preparar um relatório no trabalho.

Também foi explicado o Pânico e segundo o especialista nem sempre quem sofre de síndrome de pânico sofre também de ansiedade, mas o inverso ocorre muito comumente.

O pânico faz com que a pessoa passe a ter medo de toda e qualquer situação e, sobretudo, tenha medo da ocorrência do próximo ataque de pânico. O pânico, além de paralisar a pessoa, provoca vários sintomas físicos.

Sintomas físicos

A ansiedade pode desencadear alguns sintomas físicos bem característicos, que muitas vezes não são diagnosticados por exames, mas que, se não tratados, influenciam negativamente a saúde. São eles:

Tremor;

Fadiga;

Falta de ar;

Taquicardia;

Suor em excesso;

Problemas digestivos e abdominais;

Sensação de garganta trancada.

Que tal conhecer esse profissional de Excelência?

Dr. Anderson Cleiton Lima de Mouro/Reprodução

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost