Com barracas e roupas, desalojados do bairro Irineu Serra acampam em frente à Aleac

Além disso, os manifestantes alegam dificuldades em ter acesso ao Aluguel Social, do Governo do Estado

Famílias estão acampadas no local/Foto: ContilNet

Os desabrigados da ocupação Terra Prometida, do bairro Irineu Serra, em Rio Branco, decidiram acampar em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

SAIBA MAIS: Cerca de 200 famílias já estão inscritas no aluguel social após desapropriação no Irineu Serra

Desalojados acamparam na Aleac/Foto: ContilNet

Com barracas, colchões e tendas, o grupo de moradores estavam acampados em uma quadra no bairro Jorge Lavocart.

Além disso, os manifestantes alegam dificuldades em ter acesso ao Aluguel Social, do Governo do Estado. “É muita burocracia. Quando a gente fala em aluguel social para os proprietários, eles não querem alugar a casa”, explica Maria Liberdade, uma das moradoras.

Cabanas foram montadas no local/Foto: ContilNet

Entenda

Cerca de mil famílias foram despejadas de suas casas após a ação de reintegração de posse da área conhecida como “Terra Prometida”, nos bairros Irineu Serra e Defesa Civil. O cumprimento da ordem aconteceu no último dia 15 de agosto pelas Forças de Segurança do Acre.

Terra Prometida fica nos bairros Irineu Serra e Defesa Civil. Foto: Juan Diaz/ContilNet

O Estado anunciou a disponibilização do Parque de Exposições Wildy Viana, no 2º Distrito de Rio Branco, para receber temporariamente a população que não tenha lugar para ir.

A Secretaria de Estado de Assistência Social informou que até o momento, cerca de 200 famílias já foram atendidas pelo aluguel social.

Foto: ContilNet

O governo pretende ainda construir um conjunto habitacional na área do Terra Prometida, que deverá ser destinado à essas pessoas. Os recursos estão no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula, na volta do Minha Casa, Minha Vida.

PUBLICIDADE