MPF pede instalação de equipamento para evitar cancelamento de voos em Cruzeiro do Sul

Conforme a representação, o sistema visa permitir o fluxo de aeronaves em condições meteorológicas adversas

O Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) enviou uma representação ao Ministério Público do Acre (MPAC) solicitando que o órgão peça a instalação do sistema Instrument Landong System (ILS), no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul.

O equipamento auxilia em pousos no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Conforme a representação, o sistema visa permitir o fluxo de aeronaves em condições meteorológicas adversas, o que poderá amenizar o problema da escassez de voos na região.

Foto: Reprodução

O governo do Acre chegou a solicitar apoio ao comando da Aeronáutica, em Brasília, para a infraestrutura aérea, que inclui a instalação do ILS, no entanto, ainda não obteve previsão para aquisição e instalação do equipamento.

Cancelamento de voos

A Divisão Regional do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Cruzeiro do Sul, autuou em maio deste ano, empresa a Gol Linhas Aéreas, atualmente, a única empresa aérea prestando serviços para a região. A autuação se deu em virtude da falta de esclarecimentos sobre os atrasos e cancelamentos de voos para a região do Juruá.

RELEMBRE: Empresa aérea é autuada por não esclarecer cancelamentos de voos no Acre

No entendimento do Ministério Público Federal, cabe à concessionária responsável pelo aeroporto a adoção de providências e a garantia de condições que possibilitem a navegabilidade aérea e a segurança dos passageiros.

PUBLICIDADE