Os boletins de novos casos e óbitos por Covid-19 começaram a ser divulgados de forma nacional, através do Ministério da Saúde, com dados das Secretarias Estaduais. De acordo com os dados, o Acre registrou, em 14 dias, 9 novos casos de Covid-19 e um óbito em todo o estado.
Segundo o boletim divulgado na última quarta-feira, relacionado a Semana Epidemiológica 37 de 2023, que compreende os dias 10/09/2023 a 16/09/2023, o Acre registrou 163.979 casos e 2.064 óbitos.
Com relação a SE 35, divulgado no dia 5 de setembro, o Ministério indicou que o Acre tem um total de 2.063 mortos em decorrência da doença. Já os casos marcavam um total de 163.970.
Síndrome respiratória
Dados do painel de monitoramento de síndromes gripais, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) mostram que o Acre teve um total de 1.549 notificações somente nos primeiros dias do mês de setembro. O aumento no número de queimadas e incêndios florestais registrados nos primeiro dias de setembro podem causar diversos problemas respiratórios que auxiliam no crescimento do número de notificações de síndromes respiratórias no Acre.
Leitos de UTI
Ainde de acordo com o Observatório em Saúde da Sesacre,em Rio Branco, dos 57 leitos de Unidade de Terapia de Intensiva para adultos disponíveis, 56 estão ocupados nesta quarta-feira (19), restando apenas um disponível.
Os leitos de UTI adulto na capital acreana estão distribuídos no Hospital Santa Juliana, com 20 dos leitos ocupados; na Fundhacre, onde todos os 10 estão sendo utilizados; e no Pronto-Socorro de Rio Branco, com 27 leitos, do quais, 26 estão ocupados.
Governo decretou situação de emergência
SAIBA MAIS: Governo decreta estado de emergência por superlotação das unidades de saúde do Acre
Em virtude da superlotação das unidades de saúde no estado do Acre, o Governo publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (19), o decreto que declara a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência.