Em 1992 o primeiro jogo da franquia Mortal Kombat era lançado e, com ele, dois dos personagens mais icônicos da história dos videogames eram apresentados: Sub-Zero e Scorpion. Presentes em quase todos os jogos da série desde então, os ninjas se tornaram a marca registrada do jogo de luta e tiveram diversos visuais ao longo dos anos. Com isso, o ge preparou uma lista mostrando a evolução de Sub-Zero e Scorpion no universo de Mortal Kombat.
Sub-Zero e Scorpion são rivais em todos os jogos do Mortal Kombat, com Sub-Zero sendo do clã Lin Kuei e tendo o gelo como temática, enquanto Scorpion é do clã Shirai Ryu e ganhou poderes de fogo ao reviver após ser morto pelo rival.
Mortal Kombat (1992)
No primeiro Mortal Kombat, lançado em 1992, Scorpion e Sub-Zero tinham visuais idênticos, sendo diferenciados apenas pela cor das roupas. Já no primeiro jogo, o visual base de ambos os ninjas foi estabelecido, com as máscaras deixando apenas os olhos a mostra e a roupa colorida característica, Sub-Zero com o azul e Scorpion com o amarelo. Já nesse jogo a identidade de luta dos personagens também já aparecia, com Sub-Zero com poderes de gelo e Scorpion com o clássico “Get Over Here”, que lança um dardo de corda e puxa o oponente.
Mortal Kombat II (1993)
Apenas um ano depois da estreia do primeiro Mortal Kombat, a sequência era lançada nos arcades. Apesar de sofrerem poucas mudanças, Sub-Zero e Scorpion tiveram algumas melhorias nos visuais. As roupas ganharam mais detalhes, bem como as máscaras. Os ninjas estavam agora mais musculosos, e ganharam mais movimentos especiais, concretizando a identidade de cada um.
Mortal Kombat 3 (1995)
O favorito de muitos fãs da franquia, Mortal Kombat 3 trouxe várias novidades ao jogo, como novas mecânicas, diversos personagens sendo lançados e um visual diferente para Sub-Zero. Agora, o ninja de gelo estava desmascarado, tinha uma cicatriz no rosto (feita por Kung Lao) e uma roupa mais aberta. Por outro lado, Scorpion manteve a identidade visual original, com novos detalhes na roupa.
Apesar da ótima recepção do jogo, muitos fãs não gostaram da alteração no visual de Sub-Zero no Mortal Kombat 3. Com isso, a NetherRealm Studios lançou, posteriormente, a versão Ultimate do jogo, que tinha também o Sub-Zero com o antigo visual, mascarado.
Mortal Kombat 4 (1997)
Se o Mortal Kombat 3 fez um grande sucesso, o sucessor dividiu a opinião da comunidade do jogo de luta. Primeiro jogo 3D da franquia, o Mortal Kombat 4 trouxe um novo estilo de arte ao jogo, que afetou também Sub-Zero e Scorpion.
Sub-Zero voltou a ter máscara no Mortal Kombat 4 e manteve a cicatriz no rosto. Já Scorpion continuou com o visual que cultivou desde o primeiro jogo da franquia. No novo jogo, a máscara tinha um formato que lembrava a de uma caveira. O jogo tinha também um visual alternativo para os lutadores que, no caso de Sub-Zero, recuperava a roupa do ninja sem a máscara.
Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002)
Mortal Kombat: Deadly Alliance foi o primeiro jogo da franquia para a geração do Playstation 2 e do Xbox e trouxe grandes mudanças para o universo do jogo de luta. Assim como boa parte do jogo, Sub-Zero teve o visual reimaginado. Agora muito mais velho, o ninja de gelo tinha cabelos brancos, braços e mãos congelados e novos detalhes na roupa. Boa parte dos poderes de Sub-Zero também foram substituídos, tendo mantido apenas a tradicional bola de gelo.
Scorpion também não deixou de ganhar grandes atualizações, apesar de manter a linha tradicional. O ninja passou a ser mais forte, um pouco menos colorido, com espadas nas costas e mais detalhes na roupa. Scorpion também passou a usar mais o fogo a partir do Mortal Kombat: Deadly Alliance.
Mortal Kombat: Deception (2004)
Mortal Kombat: Deception foi o jogo da franquia que trouxe mais inovações ao visual de Sub-Zero. O ninja de gelo tinha agora grandes detalhes na máscara e na armadura, e ganhou também algumas de suas velhas habilidades de volta, como o clone de gelo. Já Scorpion manteve a base de MK: Deadly Alliance, ganhando apenas algumas alterações na armadura e na máscara.
Mortal Kombat: Shaolin Monks (2005)
Mortal Kombat: Shaolin Monks (2005) foi um marco na franquia por ser o único jogo da série no estilo ação e aventura beat ‘em up, em que os jogadores podiam controlar Liu Kang e Kung Lao. Nele, Sub-Zero e Scorpion eram chefes que precisavam ser derrotados ao longo da campanha. Os ninjas não tiveram grandes mudanças nas roupas, mas foram muito bem recebidos dentro da proposta visual do game. Depois do fim do jogo, Sub-Zero e Scorpion eram liberados para que os jogadores pudessem os utilizar.
Mortal Kombat: Armageddon (2006)
Mortal Kombat: Armageddon é um dos jogos mais icônicos da franquia por trazer quase todos os personagens que já passaram na série como lutadores jogáveis. Tido como o último Mortal Kombat da geração do Playstation 2 e Xbox, o Armageddon trouxe visuais um pouco mais simples para os personagens, incluindo Scorpion e Sub-Zero. Os ninjas não ganharam muitas novidades nas roupas, com alguns poucos novos detalhes sendo incluídos.
Mortal Kombat (2011)
Também conhecido como Mortal Kombat 9, o MK de 2011 foi o grande revitalizador da franquia. Na geração do Xbox 360 e Playstation 3, o jogo trouxe Scorpion e Sub-Zero na capa e também visuais aprimorados para os dois. Sub-Zero estava mais polido, com novos detalhes na roupa e com os poderes mais populares que o personagem teve ao longo da franquia.
Scorpion não apenas ganhou a maior atualização de visual de sua história no Mortal Kombat, como também se tornou o lutador mais popular do MK9. Além de ser um dos melhores lutadores do jogo, o ninja ganhou muitos detalhes na nova roupa, duas lâminas nas costas e novos poderes que usavam muito da temática do fogo.
Cyber Sub-Zero
Uma novidade que o Mortal Kombat 9 trouxe à história da franquia foi o personagem Cyber Sub-Zero. Único novo lutador introduzido ao jogo, Cyber Sub-Zero é desbloqueado no momento em que os jogadores terminam a história principal do game. Ele é uma versão ciborgue do personagem de gelo, no estilo de Cyrax e Sektor.
Mortal Kombat X (2015)
Após o grande sucesso de Mortal Kombat 9, o sucessor tinha a missão de manter a alta qualidade da nova fase da franquia. E Mortal Kombat X conseguiu cumprir a missão, apesar de, na opinião de muitos fãs, não ter superado o antecessor. Com um visual mais sombrio geral no game, Scorpion e Sub-Zero também foram afetados, estando menos coloridos, mas com mais detalhes em suas roupas.
Mortal Kombat 11 (2019)
O Mortal Kombat 11 cumpriu a tabela de estabelecer o Mortal Kombat novamente como uma série sólida no mundo dos games. Menos sombrio e escuro que o antecessor, o jogo trouxe mais cores para Sub-Zero e Scorpion, que tinham agora o azul e amarelo mais marcados. Scorpion também passou a contar com alguns detalhes vermelhos e pretos na roupa, enquanto Sub-Zero alternava entre o azul, preto e branco. O jogo também trouxe visuais dos dois ninjas sem as máscaras e com rostos mais maduros, sendo ambos parte importante da história principal.
Mortal Kombat 1 (2023)
O Mortal Kombat 1 vem com a missão de trazer novos ares para a franquia. Dessa vez, a história sofre grandes alterações, com Sub-Zero e Scorpion sendo irmãos e companheiros de clã. Isso reflete também nos visuais dos ninjas, que estão rejuvenescidos e têm roupas mais simples, que lembram o início da franquia, mas no padrão gráfico atual.