A Diocese de Rio Branco realiza, neste domingo (8), o encerramento do Círio de Nazaré, que iniciou a programação em junho. A programação contou com peregrinações da imagem nas paróquias e instituições públicas e privadas, eventos culturais e sociais, quermesse, novenas, missas e momentos catequéticos.
VEJA TAMBÉM: Igreja realiza Círio de Nazaré no mesmo dia da Parada LGBTQIAPN+ no centro de Rio Branco
Segundo o padre Manoel Costa, todos os dias acontece uma novena na Catedral, em que as paróquias levam fiéis para participar da programação. De acordo com o padre, nesta quarta-feira (4), acontece a 6º novena, que deve rezar pelos comunicadores e jornalistas.
Neste domingo (8), acontece o encerramento do Círio, um dos momentos mais esperados pelos fiéis e pela Igreja Católica, que espera receber 15 mil pessoas na procissão, que terá concentração às 16h e deve sair às 18h.
A concentração acontece no Calçadão da Gameleira, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegará em um barco e subirá o barranco do Rio Acre ao encontro da imagem de Jesus Cristo, por volta das 17h. Em seguida, a procissão seguirá para a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde será celebrada uma Missa Solene.
A procissão sairá da Gameleira, atravessará a Ponte Coronel Sebastião Dantas, conhecida como Ponte de Concreto, seguirá pela Rua Marechal Deodoro até a Avenida Brasil, onde está localizada a Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
Além da Missa Solene após a procissão, haverá duas celebrações pela manhã do domingo, às 6h e às 8h.
Veja programação:
6h e 8h: Celebração na Catedral Nossa Senhora de Nazaré;
16h: Concentração no Calçadão da Gameleira;
17h: Chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré;
18h: Saída da procissão, com Missa Solene ao chegar na Catedral.