Diante da alta ocupação de UTIs, Saúde do Acre anuncia inauguração de novos leitos

A informação foi confirmada ao ContilNet pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal

O Acre vem enfrentando um alto índice de ocupações nos leitos de UTI Adulto em todo o estado. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nesta quinta-feira (5), dos 27 leitos disponíveis no Pronto-Socorro de Rio Branco, 23 estão ocupados. Além disso, todos os 10 leitos de UTI adulto da Fundação Hospitalar também já estão ocupados.

Os novos leitos serão adquiridos com recursos próprios da Sesacre. Foto: Arquivo/Secom

Ainda segundo o painel, no Hospital Regional do Juruá, apenas 3 leitos estão livres. Ao todo, a unidade tem 10 leitos. Ainda em Rio Branco, no Hospital Santa Juliana, todos os leitos dedicados ao público adulto, também em ocupação máxima. O hospital tem 20 leitos disponíveis.

VEJA MAIS: Leitos de UTI adulto em Rio Branco estão com quase 100% de ocupação

Por conta da alta ocupação, a Sesacre se antecipou e já realizou a compra de mais 10 leitos de UTI adulto. A informação foi confirmada com exclusividade ao ContilNet pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Segundo o gestor, até o dia 01 de novembro os novos leitos serão inaugurados na Fundhação Hospitalar do Acre (Fundhacre).

Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: Juan Diaz/ContilNet

A compra será feita com recursos próprios da Sesacre e posteriormente, feita a habilitação junto ao Ministério da Saúde.

“Nós iremos priorizar os pacientes que tenham cirurgias agendadas e que tenham a necessidade de um leito de UTI”, explicou o secretário.

Pedro informou que a compra dos novos leitos não está ligada somente ao aumento dos índices de superlotação. “Nós já tínhamos identificado essa necessidade e agora que abriu essa oportunidade nós vamos abrir”.

Em relação às UTIs pediátricas, o secretário garantiu que a ocupação está abaixo de 60%, sem necessidade emergencial.

PUBLICIDADE