A seca severa que castiga a maioria dos 22 municípios acreanos, principalmente a Capital Rio Branco, apesar de todos os transtornos causados, pode ser uma oportunidade para que os prefeitos das cidades atingidas tenham a oportunidade de acessar recursos extras do Governo Federal.
SAIBA MAIS: Governo Federal reconhece situação de emergência no Acre devido à seca extrema
Todos os municípios em situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, devido à seca, serão contemplados com recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, segundo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17).
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) revelou que todos os municípios têm agora a oportunidade de buscar recursos emergenciais.
“Recebi essa informação recentemente; é hora de mobilizar as prefeituras para buscarmos recursos junto ao Ministério para mitigar os danos que a população está passando”, afirmou o parlamentar.
Os valores a que cada município terá direito não foram revelados. “Mas não é qualquer coisa porque o sofrimento da população também não é pequeno”, disse Petecão.