Audiência pública: Socorro Neri debate sobre formação dos professores da educação básica

A deputada Socorro Neri (PP) compartilhou com a deputada profª Goreth (PDT/AP) a presidência da audiência pública, realizada nesta quinta-feira (9) na Câmara dos Deputados, sobre “Formação dos Professores da Educação Básica” no contexto do PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

O PARFOR visa garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Socorro Neri compartilhou com a deputada profª Goreth a presidência da audiência pública Foto: Ascom

“É indiscutível a importância do PARFOR na formação de nosso magistério”, reconheceu a parlamentar face ao grande número de docentes que não possuem formação superior ou ainda aos que trabalham em áreas diversas das que foram originalmente formados.

Participação

O prof. Romildo Siqueira, em sua participação virtual, destacou a necessidade premente de bolsas e garantia de material didático para quem participa do PARFOR. Outro problema levantado foi a remuneração insuficiente dos próprios professores integrantes do PARFOR. Já o prof. Mark Clark (da FORPARFOR) salientou que, além da formação, o magistério ainda enfrenta problemas básicos como falta de plano de cargo, condições de trabalho e salários dignos.

Sugestões

Foi levantada ainda a possibilidade do PARFOR abranger, de forma ampla , a formação acadêmica integral de todo professor interessado (e não apenas dos integrantes da rede pública) como também usar o próprio programa na perspectiva de planos de carreira em nível de estados e municípios.

Por fim, Socorro Neri agradeceu a participação ativa na audiência pública dos coordenadores do PARFOR, universidades e instituições ligadas a formação do magistério, ”pela contribuição marcante e decisiva num debate absolutamente essencial para a educação que é a formação adequada e ideal de nossos professores”.

PUBLICIDADE