21 de fevereiro de 2024

Enquanto parte do Brasil vive extrema onda de calor, Acre tem alerta de chuvas intensas, diz Inmet

O alerta foi feito no site do Instituto Nacional de Meteorologia

O Brasil passa, desde a última sexta-feira (10), por uma nova onda de calor e que eleva as temperaturas na maioria dos estados, no entanto, o Acre deve enfrentar chuvas intensas, inclusive temporais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Aviso de meteorologia do Inmet. Foto: Reprodução/Inmet

É o resultado de ar quente e úmido predominando sobre a região Norte do Brasil, o que estimula a formação de nuvens carregadas, de acordo com a informa a plataforma Climatempo. No Acre, o aviso de chuvas intensas é válido até dia 15 de novembro, às 10h, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h. Além disso, o aviso aponta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Há alta probabilidade de temporais pontuais. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Na plataforma do Inmet, todo o território acreano está marcado na cor amarela, que indica perigo potencial para chuvas intensas, enquanto grande parte do mapa do Brasil está marcado na cor vermelha, de grande perigo, mas para calor intenso. Na região Sul, o mapa está na cor laranja, indicando perigo para tempestade, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60-100 km/h, e queda de granizo.

PUBLICIDADE