A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participa da CPI das ONGs do Senado Federal nesta segunda-feira (27).
Ela foi convocada pelo relator da CPI, senador Marcio Bittar, do Acre. A ministra faltou a uma reunião do dia 21 de novembro, em que havia sido convidada.
“Desde o início dos trabalhos, este colegiado definiu que os convidados que se recusassem a comparecer seriam convocados, decisão que contou com a anuência da totalidade dos membros da CPI. O caso concreto é este: a Ministra foi convidada, recusou-se a comparecer. Outra opção não resta a não ser convoca-la”, destacou Bittar no requerimento.
A presença de Marina foi solicitada após uma série de denúncias de moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, coordenada pelo ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Relatos de moradores e versão do ICMBio
Os moradores relataram que há dificuldade para conseguir licença ambiental para a abertura de ramais, o que aumenta o isolamento na região, limite para produção extrativista e agrícola, além de defasagem no sistema de cadastro dos moradores que vivem na reserva. Os dados são essenciais para concessão de políticas públicas aos moradores.
Assista a reunião ao vivo: