21 de junho de 2024

Ministro de Lula e Jorge Viana colocam compradores de 16 países frente à frente com produtores do Acre

"Cada vendedor tem 20 minutos para vender o peixe dele com os compradores”, explicou Jorge

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, lançou neste sábado (25), o Programa Exporta Mais Brasil Amazônia no Acre.

Na agenda do Acre neste sábado, o Governo Federal foi representado por JV e pelo ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Como proposta inovadora, o evento colocou 20 compradores internacionais, de 16 países diferentes, frente à frente com pequenos produtores do Acre, com tradução simultânea, para realizar negócios e aumentar a exportação de produtos feitos no Acre.

“Essa é a 11º edição do Exporta Mais. Nós temos 20 compradores internacionais conhecendo os produtos do Acre. Temos compradores do Canadá, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Emirados Árabes, Equador, Qatar, Egito, Espanha, Índia, Reino Unido , China, Singapura, Peru e Países Baixos”, disse.

Dezenas de produtores acreanos participaram do encontro/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Ao todo, são 35 empresários acreanos expondo seus produtos. “Isso nunca aconteceu. Tem gente que tem um produto mas não vai em uma feira mundial. A Apex está fazendo isso para facilitar. Trazendo o comprador aqui. Depois é com ele. Cada vendedor tem 20 minutos para vender o peixe dele com os compradores”, explicou Jorge.

O evento conta com a presença do ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O evento

O evento de lançamento do Exporta Mais Amazônia acontece em Rio Branco, capital acreana, e consiste na realização de rodada de negócios entre importantes estrangeiros dos setores de açaí, amêndoa de cacau e chocolate, castanha do Brasil, pescados amazônicos e proteína animal e empresas exportadoras brasileiras, de forma gratuita.

VEJA TAMBÉM: Vice-presidente Geraldo Alckmin já tem agenda marcada no Acre, diz Jorge Viana

Jorge Viana e o ministro Paulo Teixeira/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O Exporta Mais Amazônia é um novo programa da ApexBrasil voltado a fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e com alto valor agregado da Amazônia brasileira.

O programa inclui ações como a organização de estandes “Amazônia” em feiras internacionais e pelas Mesas Executivas de Exportação – projetos em que a ApexBrasil, instituições parceiras e empresas identificarão, priorizarão e buscarão corrigir entraves à exportação de setores econômicos da Amazônia. Entre outras ações, o edital da Mesa Executiva de Exportação de Castanha do Brasil será lançado durante o Evento de Lançamento do Exporta Mais Amazônia.

O evento tem como principal organizador o presidente da Apex, Jorge Viana/Foto: Juan Diaz/ContilNet

As rodadas de negócio serão de realização da ApexBrasil em parceria com a os projetos Agro.BR (parceria entre a ApexBrasil e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA), Brazilian Beef (parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes – ABIEC) e Brazilian Poultry e Brazilian Pork (parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost